O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil estuda encaminhar aviões da Força Aérea Brasileira ( FAB ) à China para buscar equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros insumos para o enfrentamento do novo coronavírus.Mandetta disse que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, trabalha em um plano de logística internacional para o transporte desses equipamentos para o Brasil.
"Se tiver necessidade de mandar fazer logística internacional, o ministro (Tarcísio) está preparado. Se tiver necessidade de irmos à China, à Wuhan, onde se concentra a produção desses equipamentos, temos condições. Ele já tem o plano de logística internacional".
O GLOBO apurou que o Ministério da Saúde também avalia o envio de voos da FAB junto ao Ministério da Defesa.
O abastecimento de EPIs e outros equipamentos como respiradores é tido pelo governo federal como vital para o país enfrentar a Covid-19. Na quarta-feira, Mandetta disse que o país vem enfrentando dificuldade em encontrar fornecedores para entregar os equipamentos necessários devido ao aumento da demanda internacional por esses produtos, sobretudo dos Estados Unidos.