Brasil

Maioria das cidades tem uma operadora de telefonia fixa

Existem somente 621 municípios com mais de uma operadora fixa; nessas cidades, vivem 64,9% da população brasileira

Maioria das cidades brasileiras contam com apenas uma operadora de telefonia fixa (Steve Zazeski/sxc.hu/Reprodução)

Maioria das cidades brasileiras contam com apenas uma operadora de telefonia fixa (Steve Zazeski/sxc.hu/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 10h34.

São Paulo - A maioria das cidades brasileiras conta somente com uma operadora de telefonia fixa e uma ou duas opções de prestadora de celular. Existem somente 621 municípios com mais de uma operadora fixa, de um total de 5.565 existentes no País, segundo o "Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2011", da Converge Comunicações. Mesmo assim, essas cidades concentram 64,9% da população brasileira.

Pela primeira vez, o Atlas traz o Índice de Oferta de Telecomunicações (IOT), em que os municípios são pontuados pela disponibilidade de serviços e pelas opções de prestadoras. “É importante destacar que o índice mede a oferta de serviços - e não o seu uso”, explicou André Mermelstein, diretor editorial da Converge.

A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar entre os municípios mais bem atendidos, seguida de Curitiba e Londrina (PR), do Rio de Janeiro e de Campinas (SP). Em último lugar ficou Olivedos (PB), que tem somente uma operadora fixa e uma celular. “Existem cidades sem celular, mas que pontuaram melhor por terem um serviço de banda larga ou TV paga”, explicou Mermelstein.

A telefonia celular está presente em 99,2% dos municípios brasileiros, a banda larga em 88,9% e a TV paga em somente 8,6%. Apesar de o Atlas ter apontado que havia seis municípios não atendidos em 2009, o diretor da Converge afirmou que o mais seguro hoje seria dizer que não existem municípios sem atendimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoTelecomunicações

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos