Brasil

Magistrado ameaça deixar sessão por causa da roupa de advogada

A sessão só foi retomada quando um colega emprestou seu terno para que a advogada pudesse fazer a sustentação oral

 (Oxford/Getty Images/Getty Images)

(Oxford/Getty Images/Getty Images)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 15h20.

São Paulo – Um vídeo gravado durante uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região de Goiânia (GO) mostra o desembargador Eugênio José Cesário Rosa ameaçando deixar a sessão por considerar as roupas de uma advogada como inadequadas.

“Temos um decoro forense a cumprir, a atividade do advogado requer esse decoro, a senhora tem que estar à altura na forma e na aparência com o exercício dessa atividade”, diz o magistrado no vídeo.

As imagens foram registradas pelo advogado Lucas Jabur Chaves, de 28 anos, na tarde de quinta-feira (17). “Ela não estava malvestida. Esse é um excesso de formalismo que o judiciário brasileiro tem”, disse a EXAME.com. “Ela pediu perdão ao desembargador e saiu chorando da sala de audiência”.

Chaves relatou que a sessão só foi retomada quando um advogado emprestou seu terno para que ela pudesse fazer a sustentação oral. A advogada Pamela Helena de Oliveira Amaral usava um vestido com os ombros à mostra.

O desembargador disse ainda: “O fórum é todo feito de simbologia, olha as bandeiras de simbologia lá, olha nossas togas, a que a senhora vai vestir aí e a senhora vem fazer uma sustentação oral de camiseta? Se for para fazer, eu saio”.

Em nota, o TRT da 18º Região lamentou o incidente.

“Quanto ao ocorrido com a advogada na 2ª Turma de Julgamento, o Tribunal Regional do Trabalho da 18a. Região lamenta e entende ser um incidente isolado, acreditando na manutenção das boas relações mantidas com a nobre classe dos advogados ao longo dos seus quase 27 anos de existência, sempre pautadas pelo mútuo respeito às prerrogativas próprias do exercício das relevantes funções igualmente indispensáveis à administração da justiça, diz o texto.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=9qQHVxXYLl8&feature=youtu.be

Acompanhe tudo sobre:JustiçaAdvogadosGoiânia

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula