Brasil

Mãe e filho fazem 2ª fase da Fuvest juntos

A médica Maria Aparecida Machado, de 56 anos, acompanha o filho Guilherme Machado, de 20 anos


	Fuvest: nesta segunda-feira, 6, os vestibulandos encararam 16 questões das disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês)
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Fuvest: nesta segunda-feira, 6, os vestibulandos encararam 16 questões das disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês) (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 15h44.

São Paulo - Mãe e filho fazem a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), juntos, no câmpus Villa Lobos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), na zona oeste da capital paulista.

A médica Maria Aparecida Machado, de 56 anos, acompanha o filho Guilherme Machado, de 20 anos. Maria Aparecida presta para letras e Guilherme Machado, biologia.

Ela não está tão confiante. Não teve muito tempo para estudar. "Talvez, dessa vez, eu não passe porque não estudei. Mas gosto de idiomas e resolvi fazer outra universidade", diz. Ele está mais confiante, resultado da dedicação aos estudos ao longo de 2013. "Acredito que hoje (esta terça-feira) seja o dia mais fácil, cai biologia e química, matérias que têm mais a ver com o que eu gosto", diz. "Foi o que mais estudei durante o ano."

A bancária Janete Doce, de 50 anos, resolver fazer o vestibular depois que a filha, também vestibulanda, a provocou. Janete é formada em ciências sociais pela USP e faz a prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) pela quarta vez.

"Estou fazendo por brincadeira",ves diz. A bancária chegou à segunda fase, em busca de uma vaga em história. Já a filha a filha desafiante, que prestava para relações internacionais, não conseguiu passar pela primeira fase.

"Acho que hoje o vestibular está mais fácil que antigamente, pedindo que decore menos e entenda mais o conteúdo. Dei uma lida em alguns assuntos e estou tranquila. Por isso, acho que será fácil", diz Janete, que faz a prova na UMC Villa Lobos. Os portões foram fechados às 13 horas, horário que estava marcado para início da prova. Os candidatos têm quatro horas para resolver a prova. Todas as questões nesta segunda fase são discursivas.

Nesta segunda-feira, 6, os vestibulandos encararam 16 questões das disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).

A prova de português e a redação foram realizadas no domingo, 5. Professores ouvidos pela reportagem afirmaram que a prova foi "boa" e o tema da redação surpreendeu. Os estudantes tiveram de escrever um texto sobre a questão do idoso na sociedade. Já o exame desta segunda-feira foi considerado muito bem elaborado, mas de dificuldade elevada, pelos especialistas.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSPEducação no BrasilVestibulares

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel