Exame Logo

Macri visita o Brasil para se reunir com Bolsonaro nesta semana

Além dos temas bilaterais, eles devem tratar do agravamento da situação na Venezuela e na Nicarágua

Macri: ambos assinaram a declaração do Grupo de Lima em que não reconhecem a legitimidade do 2º mandato de Maduro (Marcos Brindicci/Reuters)
AB

Agência Brasil

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 08h57.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri , irá se reunir, pela primeira vez, com o presidente Jair Bolsonaro na próxima quarta-feira (16), em Brasília. Além dos temas bilaterais de interesse da Argentina e do Brasil, eles devem tratar de preocupações comuns, como o agravamento da situação na Venezuela e Nicarágua.

Assim como o Brasil, Argentina assinou no âmbito do Grupo de Lima, que reúne 14 países, declaração conjunta em que não reconhecem a legitimidade do segundo mandato do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e defendem novas eleições.

Veja também

Ontem (13), o Grupo de Lima, com exceção do México, emitiu declaração condenando a prisão do presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Juan Gauaibó, que é de oposição.

Compromissos

Antes da viagem ao Brasil, Macri cumprirá agenda interna na Argentina. Ele irá às províncias da Terra do Fogo, Santa Cruz e Chubut. As visitas a Santa Cruz e Tierra del Fuego serão as primeiras que fará à região.

Macri vive um momento de tensão na Argentina com críticas internas em decorrência da inflação alta e desvalorização da moeda local (o peso argentino). No ano passado, recorreu a empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que impôs exigências ao governo, como corte de gastos e contenção de despesas.

*Com informações da Télam, agência pública de notícias da Argentina

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaDiplomaciaGoverno BolsonaroJair BolsonaroMauricio Macri

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame