Brasil

Escolha de relator de denúncia acende luz amarela na CCJ

Além de não ser o nome favorito do governo para essa posição, Zveiter é um aceno para o grupo político que deverá assumir caso Temer caia

Sergio Zveiter: o deputado é bastante ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto/Agência Câmara)

Sergio Zveiter: o deputado é bastante ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto/Agência Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2017 às 06h56.

Última atualização em 5 de julho de 2017 às 08h56.

A escolha do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) como o relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara fez acender a luz amarela no Palácio do Planalto.

Além de não ser o nome favorito do governo para essa posição, Zveiter é um aceno para o grupo político que deverá assumir caso Temer caia, como informa o jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Apesar de ser do PMDB, Zveiter é bastante ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que permanece com um pé em cada barco: ao mesmo tempo que não trabalha para derrubar o presidente, também não não se esforça para convencer deputados a defendê-lo.

Zveiter foi ex-secretário estadual no segundo mandato de Sérgio Cabral (2011-14), de quem era afiliado politicamente. Sergio Cabral, é bom lembrar, está preso no complexo penitenciário de Gericinó por ter movimentado mais de 250 milhões de reais em propinas.

Os favoritos do governo eram os nomes de Jones Martins e Alceu Moreira, deputados do PMDB do Rio Grande do Sul. Com eles, o governo esperava que a tramitação seria rápida e o relatório, favorável. Com Zveiter nessa posição, tudo pode acontecer. O relator analisará a denúncia de corrupção passiva enviada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente. Zveiter produzirá um parecer, que pode ser favorável ou contrário ao prosseguimento do processo.

Desse modo, não chega a surpreender o levamento feito pelo o jornal O Globo com os deputados que integram a comissão: 17 votarão pela aceitação, 5 pela rejeição. Mas 10 se dizem indecisos e outros 34 preferiram não responder. Todos estão esperando para ver qual será o clima do governo e se ele continurá a sangrar. O relatório de Zveiter será, portanto, decisivo.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCâmara dos DeputadosExame HojeGoverno TemerMichel Temer

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso