Brasil

Lula visita áreas atingidas por temporais no litoral norte de SP

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com Lula em São Sebastião para discutir o plano de ação no litoral paulista

Litoral Paulista: Chuvas fortes deixaram pelo menos 36 mortos em São Sebastião (Prefeitura de São Sebastião/ Facebook/Reprodução)

Litoral Paulista: Chuvas fortes deixaram pelo menos 36 mortos em São Sebastião (Prefeitura de São Sebastião/ Facebook/Reprodução)

Publicado em 20 de fevereiro de 2023 às 11h43.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2023 às 13h31.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã hoje, 20, as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista, especialmente em São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Uma criança morreu em Ubatuba.

O presidente sobrevoou a a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

Além de Rui Costa, também acompanham Lula ministros como Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que está em Guarujá (SP), acompanharia a comitiva, mas desistiu após constatar que não conseguiria chegar ao local devido a interdições na BR-101, principal ligação entre as duas cidades.

No Guarujá, Tebet acompanhará nesta segunda o prefeito Dr Válter Suman (PSDB) em uma visita a um dos centros de acolhida montados na cidade para receber famílias desalojadas, de acordo com sua assessoria.

Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.

O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.

Tarcísio se reúne com Lula em São Sebastião

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estará ao lado do presidente Lula no município de São Sebastião, atingido pelas fortes chuvas registradas no Estado.

O encontro estava marcado para as 10h30 desta segunda-feira, 20. O encontro acontecerá no Teatro Municipal de São Sebastião, atual sede do gabinete de gerenciamento das ações de resgate e salvamento de vítimas no litoral norte paulista. Na sequência, haverá atendimento à imprensa.

Pela agenda do presidente divulgada à imprensa, Lula, acompanhado por ministros, chegou por volta de 10h a São José dos Campos, no Vale do Paraíba para fazer um sobrevoo na região do litoral norte do Estado.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDeslizamentosEstado de São Paulo

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe