Brasil

Lula orienta Patrus a não replicar ataques de Lacerda

Em menos de dois meses, o petista e Lacerda já trocaram diversas hostilidades


	Ex-presidente Lula: Lula desembarcou em Belo Horizonte na quinta-feira para fazer sua primeira participação ativa nas campanhas municipais
 (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Ex-presidente Lula: Lula desembarcou em Belo Horizonte na quinta-feira para fazer sua primeira participação ativa nas campanhas municipais (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 15h39.

Belo Horizonte - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou ao candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, evitar responder a eventuais ataques do principal adversário, o prefeito Marcio Lacerda (PSB). A "ponderação", no entanto, foi feita em jantar na quinta-feira (30), do qual os petistas participaram na casa do presidente do diretório socialista em Minas, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que até o momento não se engajou na campanha do correligionário.

Segundo Patrus, que afirmou ter sido convidado para o jantar pelo próprio Walfrido, de quem é "amigo pessoal", o jantar foi um encontro familiar, sem discussão sobre a "questão específica" da eleição na capital mineira. Mas revelou que Lula deu um conselho. "Ele fez uma ponderação que vou por rigorosamente em prática: não responder às provocações do adversário. Conversar sempre com a população de Belo Horizonte", contou o candidato.

Em menos de dois meses, o petista e Lacerda já trocaram diversas hostilidades. Patrus, por exemplo, afirmou que Lacerda e seu principal cabo eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), mantêm uma relação "esquizofrênica" com o governo federal, elogiando em determinados momentos e atacando a gestão petista em outros. Já o socialista chegou a dizer que o adversário usa "táticas nazistas" durante a campanha.

Apesar da reunião com petistas na residência de um dos principais líderes do PSB em Minas, os correligionários de Walfrido evitam ver no ato uma provocação do ex-ministro, que trabalhou para manter a aliança com o PT. O secretário-geral do PSB mineiro, Mário Assad Júnior, disse que vê o ato como "uma coisa pessoal". "Todo mundo sabe da proximidade do Lula e do Walfrido, a ponto de petistas ficarem com ciúme. Se ele for no comício com o Lula, aí sim seria provocação. (Mas) quem convidou o Patrus eu não sei", declarou.

Fotos

Lula desembarcou em Belo Horizonte na quinta-feira para fazer sua primeira participação ativa nas campanhas municipais, em comício de Patrus previsto para a noite desta sexta-feira. O ex-presidente passou toda a manhã no hotel posando para fotos com 34 candidatos do PT em municípios mineiros com população acima de 50 mil habitantes. Segundo sua assessoria, não há agenda prevista para o restante do dia e ele deve passar a tarde no hotel se preparando para o comício.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Quem são os 'kids pretos', alvos de operação da PF que apura plano para matar Lula em 2022

Após recuperar dados apagados de aparelhos, PF ouve Mauro Cid novamente nesta terça-feira

PF prende cinco suspeitos de planejar golpe para impedir posse de Lula

CCJ da Câmara aprova projeto que dá porte de arma a agentes de trânsito e os equipara a policiais