Brasil

Lula manifesta pesar por vítimas de acidente com estudantes na BR-153, em Goiás

Acidente envolvendo estudantes da UFPA, que viajavam para participar do Congresso da UNE, causou a morte de pelo menos cinco pessoas

Acidente em Goiás: cinco mortos em colisão entre carreta e ônibus com estudantes da UFPA ( Divulgação)

Acidente em Goiás: cinco mortos em colisão entre carreta e ônibus com estudantes da UFPA ( Divulgação)

Publicado em 16 de julho de 2025 às 10h25.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou nesta quarta-feira, 16, sua solidariedade às vítimas de um acidente ocorrido na BR-153, em Goiás.

O acidente envolveu uma carreta e dois ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que viajavam para o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.

A tragédia resultou na morte de ao menos cinco pessoas, entre elas estudantes da UFPA.

Em uma nota oficial, Lula manifestou sua tristeza pela tragédia e solidarizou-se com as famílias das vítimas e com a comunidade universitária.

"Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes. A perda irreparável de vidas, especialmente de jovens que buscavam participar do Congresso da UNE, é um momento de grande dor para todos", afirmou o presidente. Ele ainda destacou a importância de amparo para as famílias neste momento tão difícil.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) também divulgou uma nota de pesar, lamentando as mortes e expressando apoio às famílias das vítimas. Os estudantes viajavam para o evento, que ocorre entre os dias 16 e 20 de julho no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O governador do Pará, Helder Barbalho, também se manifestou nas redes sociais, oferecendo solidariedade às famílias e informando que está em contato com autoridades locais para acompanhar os desdobramentos do acidente.

O acidente

O acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira, em Porangatu, no norte de Goiás, quando uma carreta colidiu com um micro-ônibus e um ônibus que transportavam estudantes da UFPA. Pelo menos cinco pessoas perderam a vida, e outras ficaram gravemente feridas. Uma das vítimas está em estado crítico, e várias pessoas ficaram presas às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnico-Científica foram mobilizadas para prestar socorro às vítimas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os estudantes estavam a caminho de Goiânia para o Congresso da UNE. A organização espera receber mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil. O evento, que acontece até o próximo dia 20 de julho, terá a presença de autoridades, incluindo o presidente Lula.

Até as 9h da manhã desta quarta-feira, a pista da BR-153 permanecia totalmente interditada no trecho do acidente, de acordo com informações da concessionária Ecovias Araguaia, responsável pela via. O acidente ocorreu no km 2 da rodovia.

*Com informações do O Globo.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoLuiz Inácio Lula da SilvaMortesGoiás

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas