Brasil

Lula defende revolução industrial e criação de condições para impulsionar competitividade do Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a importância de investimentos na indústria e critica decisões que afetaram empréstimos do Banco do Nordeste e recursos do BNDES

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta" (Ricardo Stuckert/Flickr)

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta" (Ricardo Stuckert/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de julho de 2023 às 16h07.

Última atualização em 6 de julho de 2023 às 16h27.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "a hora é agora" para o País fazer uma revolução industrial e voltar a ser competitivo no cenário mundial. Ele afirmou que o governo irá criar condições à industrialização, inclusive para garantir investimento na indústria de gás: "O País pode ter a indústria que quiser".

"[O ministro da Fazenda, Fernando] Haddad sabe que temos de aportar recursos para que o BNDES faça a economia funcionar. A presidente do Banco do Brasil [Tarciana Medeiros] sabe que tem de voltar a fazer crédito barato para que as pessoas possam produzir", comentou, citando também a Caixa Econômica Federal. "É preciso parar com essa discussão que o País não pode ter gás" declarou, durante a reunião que marca a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) nesta quinta-feira 6. Ele destacou que não tem como separar crescimento e investimento.

Banco do Nordeste

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta". Por que o Estado faz o papel de bandido?", questionou.

Na esteira das críticas, o presidente também questionou por que "se tomou quase R$ 600 bilhões de volta do BNDES, que, em vez de investir, devolveu para o Tesouro? Para o Tesouro fazer o quê? O que foi feito com todo o dinheiro que deixou de ser investido neste País?".

Acompanhe tudo sobre:IndústriaLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Operação da PF apura fraudes em contratos de saúde no RN

Prova de baliza não será obrigatória para tirar CNH em SP e em outros estados

Em encontro com Lula, presidente da Fifa nega boicotes à Copa nos EUA

Lula encontrará Trump em Washington após viagem à Ásia