Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Lucro da Renner sobe 17%; Dona da Centauro compra Nike; BNDES vende R$ 22 bi em ações da Petrobras

Loja da Renner: companhia já assumiu que estão revisando as práticas para proteger a liquidez 
 (Germano Lüders/Exame)

Loja da Renner: companhia já assumiu que estão revisando as práticas para proteger a liquidez (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 06h39.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2020 às 07h37.

Lucro sobe 14% na Renner

A varejista de moda Renner afirmou que o lucro do trimestre foi de 513,1 milhões de reais, alta de 17% ante o mesmo período do ano passado. No segundo e terceiro trimestres de 2019, o lucro da empresa havia caído. Assim, no acumulado de 2019, a alta no lucro foi de 7,7%, chegando a 1,1 bilhão de reais. O faturamento no trimestre foi de 3,17 bilhões de reais, alta de 12%. O resultado, segundo a diretoria da companhia, refletiu bom desempenho nas vendas de Natal e Black Friday.

Uber: perto do lucro?

A empresa de transporte compartilhado Uber também divulgou resultados na noite de quinta-feira, com prejuízo de 1 bilhão de dólares no quarto trimestre, 24% maior do que as perdas em 2018. O faturamento subiu 37%, chegando a 4,7 bilhões de dólares. Apesar das perdas, o balanço veio com uma boa notícia: a empresa afirmou que tem projeção de finalmente alcançar o lucro já no quarto trimestre deste ano.

Dona da Centauro compra Nike no Brasil

O Grupo SBF, dono da varejista de material esportivo Centauro, comprou a operação da Nike no Brasil. Com a aquisição, a varejista se torna distribuidora exclusiva dos produtos Nike no varejo online e físico por um período de dez anos, embora os produtos continuem sendo vendidos em outras varejistas, como a concorrente Netshoes, do Magazine Luiza. A aquisição custará ao SBF 900 milhões de reais, em valor sujeito a ajuste. A compra da subsidiária brasileira da Nike inclui o estoque e as lojas, mas não direitos de propriedade intelectual sobre a marca. O Grupo SBF passa a atuar como uma holding, com a Centauro e a Nike do Brasil como unidades de negócios separadas. Pedro Zemel, presidente da Centauro, assume como presidente da holding. Com o negócio, a ação da Centauro fechou em alta de 14% no pregão desta quinta-feira.

BNDES vende R$ 22 bi em ações da Petrobras

A Petrobras informou nesta quinta-feira que a oferta global de 734.202.699 ações ordinárias de titularidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi precificada ontem. O preço por ação foi fixado em 30 reais, e a oferta de ações vai movimentar um total de 22,06 bilhões de rais. No dia 22 de janeiro, o BNDES anunciou a realização de oferta pública global de ações da Petrobras que pertencem à instituição. De acordo com o banco, a operação é resultado do programa de desinvestimento de participações acionárias em empresas listadas na Bolsa de Valores. O objetivo do programa, iniciado em 2019, é reduzir o risco de mercado do banco, permitindo o redirecionamento dos recursos para investimentos em áreas como saneamento e mobilidade urbana.

Locaweb na B3

Veterana da internet brasileira, a empresa de hospedagem de sites Locaweb levantou cerca de 1,03 bilhão em sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), disse uma fonte a par da transação. Os papéis da companhia, fundada em 1998, chegaram à Bolsa nessa quinta-feira, com preço de referência de 17,25 reais, no topo do intervalo definido antes da operação. Os recursos levantados serão usados principalmente na aquisição de empresa, segundo a companhia. Com o IPO, sairá do quadro de sócios da Locaweb o fundo americano Silver Lake, que investiu na empresa em 2010 e detinha quase 19% de suas ações. Dez outros sócios, entre eles os primos que fundaram a empresa, Gilberto Mautner e Claudio Gora, também venderam parte de suas ações.

Coronavírus: OMS fará nova reunião de emergência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja realizar uma reunião de dois dias, a partir da próxima terça-feira (11), com o objetivo de discutir medidas para lidar com o surto do novo coronavírus. A organização informou que vai convidar especialistas, profissionais da área médica e outros para ir a Genebra, na Suíça. Entre os tópicos a serem discutidos está o desenvolvimento de formas de tratamento e de vacinas eficientes contra o vírus. Segundo a entidade, não existe cura eficaz no momento. A Organização Mundial da Saúde também solicitou cooperação financeira de países-membros da instituição, acrescentando que são necessários 675 milhões de dólares nos próximos três meses para ajudar nações com sistemas médicos precários.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

Senadores procuram Dino para tentar destravar recursos de emendas parlamentares

Em nova decisão, Dino determina que Câmara responda de forma objetiva questionamentos sobre emendas

Dino nega que bloqueio de emendas corte verbas da saúde e aponta descumprimento de decisão judicial

O 'pós-Sabesp', biogás, restauração florestal: os planos da secretaria de meio ambiente para 2025