Longas filas e desconfiança: como o brasileiro vê o SUS
Segundo levantamento do Instituto Datafolha, 44% da população espera há mais de 12 meses para marcar uma cirurgia. Veja outros números.
Valéria Bretas
Publicado em 13 de outubro de 2015 às 16h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h29.
São Paulo – Seis em cada dez brasileiros classificam o serviço de saúde do país como ruim ou péssimo - e metade compartilha da mesma opinião sobre o Sistema Único de Saúde ( SUS ). Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). O longo tempo de espera para ser atendido é o principal fator, hoje, para a avaliação tão negativa. No total, 44% dos entrevistados precisam esperar mais de um ano para conseguir agenda para uma cirurgia, por exemplo. Contudo, apesar da demora, mais da metade dos usuários que passaram pelo serviço avaliam os procedimentos cirúrgicos ofertados pelo SUS como bons ou excelentes. Mesmo assim, 3 em cada 10 afirmam não confiar nos médicos que atendem a rede pública. O levantamento, que entrevistou 2.069 homens e mulheres acima de 16 anos em todo o país, revela a opinião dos brasileiros sobre o atendimento do SUS e da rede privada no Brasil. Veja, nas imagens, a satisfação dos brasileiros com o atendimento e serviços de saúde ofertados.
Mais lidas
Mais de Brasil
Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatizaçãoIncêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeoAções isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USPGovernos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos