Brasil

Lira afasta petista e devolve mandato de Valdevan Noventa (PL) após decisão de Kassio

A medida tomada por Lira é consequência de decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal

Lira: a cassação de Valdevan havia sido determinada, em 17 de março, após investigação que apontou captação irregular de recursos na campanha de 2018 (Cleia Viana/Agência Câmara)

Lira: a cassação de Valdevan havia sido determinada, em 17 de março, após investigação que apontou captação irregular de recursos na campanha de 2018 (Cleia Viana/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de junho de 2022 às 19h31.

Última atualização em 3 de junho de 2022 às 19h37.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta sexta-feira, 3, o afastamento do deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE) e a volta do mandato do parlamentar Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido cassado em março por abuso de poder econômico. A medida tomada por Lira é consequência de decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ontem, após suspender a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), o magistrado fez o mesmo com Valdevan. Nos dois casos, Nunes Marques contrariou parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

LEIA TAMBÉM: Nunes Marques deve levar decisões sobre mandatos de deputados à 2ª Turma

A cassação de Valdevan havia sido determinada, em 17 de março, após uma investigação que apontou captação irregular de recursos na campanha de 2018. Conforme a apuração, sergipanos foram coagidos a forjar doações para o deputado.

Naquele intervalo da campanha eleitoral, foram enviadas dezenas de transferências no valor de R$ 1.050 para o então candidato. A partir disso, os órgãos fiscalizadores suspeitaram da movimentação e conseguiram atestar casos de fraude.

Na decisão judicial, o ministro do STF, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), argumentou que Valdevan não teve a oportunidade de ter acesso ao recurso contra o julgamento — já que o acórdão ainda não foi publicado. Tanto o deputado federal quanto Francischini são apoiadores de Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM: 

Maconha: entenda o que é a ação no STF que pode autorizar o porte pessoal

Bolsonaro recorre da rejeição de Toffoli de notícia-crime contra Moraes

Acompanhe tudo sobre:Arthur LiraCâmara dos DeputadosKassio Nunes Marques

Mais de Brasil

Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Sudeste e Centro-Oeste, diz ONS

Todos têm direito à presunção de inocência, diz Lula ao comentar denúncia de Bolsonaro

Após denúncia da PGR, Bolsonaro diz que 'mundo está atento ao Brasil'

Governo de SP decreta situação de emergência para dengue em meio à alta de casos