Justiça suspende vacinação contra covid-19 de adolescentes em Betim
A decisão fala que em caso de descumprimento, o município poderá pagar uma multa de R$ 500 por cada dose da vacina aplicada
Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2021 às 10h25.
Última atualização em 17 de junho de 2021 às 10h43.
A justiça de Minas Gerais suspendeu a vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 14 anos na cidade de Betim .
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
A informação foi divulgada pela prefeitura na manhã desta quinta-feira, 17. A decisão do juiz Taunier Cristian Malheiros Lima do Tribunal de Justiça de Minas Gerais da comarca de Betim, foi emitida na noite de quarta-feira, 16.
"Suspender a vacinação de estudantes de 12 a 14 anos, até comprovação documental de que todos os grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 e todos os maiores de 18 anos foram vacinados na cidade de Betim", explicou Taunier em um trecho da decisão.
O juiz ainda disse que caso a decisão não seja cumprida, o município poderá pagar uma multa deR$ 500 por cada dose da vacina aplicada. A prefeitura informa que irá recorrer da decisão.
A medida recebeu críticas por contrariar recomendações do Ministério da Saúde. Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, a professora Raquel Stucci, da Unicamp, condenou o que chama de "descontrole na política de vacinação no País" e achou a ação "equivocada".
Em nota, o Ministério da Saúde informa que "a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos, com o imunizante da Pfizer, está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis". O texto reforça que, neste momento, a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários e em seguida todos os adultos acima de 18 anos.
Questionado, o prefeito negou que esteja ocorrendo um "desvio" de doses e garantiu que a vacinação dos outros grupos não parou. Medioli acrescenta que sua meta é "uma volta às aulas 100% segura". A expectativa do município é vacinar todos os 19 mil alunos com a primeira dose em três semanas. O retorno semipresencial dos alunos às escolas de Betim está programado para agosto.
Ao longo da semana, a gestão municipal havia planejado abrir o cadastro para que as instituições estaduais e privadas façam adesão dos respectivos alunos.
A vacinação começou na quarta-feira,16, quatro dias após a autorização pela Anvisa de uso do imunizante da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos.
Com informações de Estado Conteúdo.