Acompanhe:

Justiça de SP: ação contra Lula por invasão do tríplex prescreveu

Segundo o MPF, a ordem para ocupação partiu do petista, que teria instigado a invasão do imóvel no Guarujá, e o plano foi "organizado e articulado" por Guilherme Boulos

Modo escuro

Continua após a publicidade
O ex-presidente Lula em entrevista em São Bernardo do Campo após STF anular condenações (Amanda Perobelli/Reuters)

O ex-presidente Lula em entrevista em São Bernardo do Campo após STF anular condenações (Amanda Perobelli/Reuters)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de março de 2021 às, 21h01.

A Justiça Federal em São Paulo rejeitou nesta segunda-feira, 29, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela ocupação do tríplex no Guarujá, em abril de 2018, em protesto contra sua prisão.

Por unanimidade, a Primeira Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 3ª Região reconheceu que as acusações prescreveram em abril do ano passado e absolveu sumariamente (sem análise do mérito) o petista. Como Lula tem mais de 70 anos, em favor dele o prazo prescricional é contado pela metade.

O voto da juíza Flávia de Toledo Cera, relatora do caso, foi seguido pelos colegas Fernando Moreira Gonçalves e Sérgio Henrique Bonachela.

As acusações já haviam sido rejeitadas pela 6ª Vara Federal em Santos (SP), por ausência de provas, mas o MPF recorreu da decisão.

A denúncia em questão foi apresentada pelo procurador da República em São Paulo Ronaldo Ruffo em janeiro do ano passado e incluiu ainda o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), e militantes do MTST, que viraram réus em fevereiro.

Segundo o Ministério Público Federal, a ordem para ocupação partiu do petista, que teria instigado a invasão do imóvel, e o plano foi 'organizado e articulado' por Boulos. "Eu já pedi para o Boulos mandar o pessoal dele ocupar aquele apartamento. Se é meu, ocupem.", disse o ex-presidente em comício na Praça da República, em São Paulo, no dia 24 de janeiro de 2018 - quase três meses antes da ocupação.

Ao tribunal, os advogados de Lula argumentaram que o trecho de 15 segundos de um 'longo discurso' foi usado para justificar um 'contorcionismo retórico'.

"Os eventos amealhados nos autos dão conta de que o evento ocorrido meses antes no centro de São Paulo sequer é mencionado pelas pessoas identificadas no litoral paulista; estes que compareceram no ato do Guarujá declararam que ficaram sabendo uma dia antes da manifestação; ademais, esclareceram ainda que a manifestação foi convocada para ocorrer de fronte ao imóvel. Logo, em nenhuma medida se pode conferir algum grau de organização e planejamento ao ocorrido, tampouco que o escopo era invadir/ocupar o imóvel", disse a defesa.

Pivô da condenação do ex-presidente Lula a mais de oito anos de prisão na Operação Lava Jato, o tríplex foi arrematado, em leilão judicial, pelo valor mínimo, de R$ 2,2 milhões. Em abril de 2018, quando permaneceu ocupado pelos manifestantes da Frente Povo Sem Medo e do MTST por cerca de três horas, o imóvel já estava bloqueado, por ordem judicial, a título de reparação dos cofres públicos. O grupo deixou o local pacificamente após conversar com a Polícia Militar.

Últimas Notícias

Ver mais
Conselho curador deve aprovar uso do FGTS Futuro para casa própria a famílias de baixa renda
seloMinhas Finanças

Conselho curador deve aprovar uso do FGTS Futuro para casa própria a famílias de baixa renda

Há 3 horas

Exclusivo: A razão que manteve Prates na Petrobras e os nomes especulados para substituí-lo
Economia

Exclusivo: A razão que manteve Prates na Petrobras e os nomes especulados para substituí-lo

Há 6 horas

Taxas de financiamento imobiliário ficam mais baratas com queda da Selic?
seloMercado imobiliário

Taxas de financiamento imobiliário ficam mais baratas com queda da Selic?

Há 17 horas

Lula entrega cartões de 1ª parcela do Pé-de-Meia e defende investimentos na educação
Brasil

Lula entrega cartões de 1ª parcela do Pé-de-Meia e defende investimentos na educação

Há 21 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais