Brasil

Justiça de MG intima Bolsonaro a depor no processo sobre atentado à faca

Juiz federal concedeu prazo até a sexta-feira para que ele se pronuncie por escrito — faculdade que o presidente tem em lei para se manifestar

Jair Bolsonaro: presidente foi esfaqueado durante campanha nas eleições quando ainda era candidato (Raysa Campos Leite/Reuters)

Jair Bolsonaro: presidente foi esfaqueado durante campanha nas eleições quando ainda era candidato (Raysa Campos Leite/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de junho de 2019 às 19h46.

Última atualização em 5 de junho de 2019 às 19h49.

Brasília — A Justiça Federal de Minas Gerais intimou o presidente Jair Bolsonaro a prestar depoimento no processo sobre o atentado à faca que ele sofreu durante a campanha eleitoral do ano passado.

O juiz federal Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG), concedeu prazo até a sexta-feira para que ele se pronuncie por escrito --faculdade que o presidente tem em lei para se manifestar.

O magistrado, entretanto, ampliou o prazo para que Bolsonaro seja ouvido até a próxima segunda-feira, se ele tiver interesse em prestar depoimento perante à Justiça --podendo marcar dia, data e hora para fazê-lo.

Essa será a primeira vez que Bolsonaro se pronuncia oficialmente no processo. Ele já deu diversas declarações públicas sobre o caso, chegando a dizer que o autor do atentado, Adélio Bispo de Oliveira, não agiu sozinho.

No início da semana passada, Savino concluiu que o autor da facada no presidente tem uma doença mental e não poderá ser punido criminalmente com uma eventual pena de prisão.

Em nota oficial, a assessoria de imprensa da Justiça Federal mineira disse que o magistrado decidiu que Adélio é inimputável por ter uma doença mental. Segundo a nota, tanto os peritos oficiais nomeados pelo juiz da causa como os assistentes técnicos da defesa e do assistente de acusação, no caso os representantes legais de Bolsonaro, concluíram que ele tem Transtorno Delirante Persistente.

Mesmo tendo sido declarado inimputável, Adélio continuará a ser processado.

Acompanhe tudo sobre:Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR