Brasil

Itu-SP tem mil pedidos de multa por falta de água

Eles alegam terem ficado mais de 48 horas sem água


	Água sai de torneira: a prefeitura entrou com recurso e aguarda julgamento
 (Getty Images)

Água sai de torneira: a prefeitura entrou com recurso e aguarda julgamento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 16h28.

Sorocaba - Pelo menos mil donos de moradias e estabelecimentos comerciais de Itu, na região de Sorocaba, haviam pedido ao Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, até a tarde desta quinta-feira, 09, a aplicação de multa à prefeitura por terem ficado mais de 48 horas sem água.

Decisão da Justiça dada há um mês em ação do MP fixou multa de R$ 200 para cada domicílio a ser paga pelo município em caso de falta de água superior a dois dias. A prefeitura entrou com recurso e aguarda julgamento.

De acordo com a promotoria local do MP de São Paulo, a multa será cobrada após o final do inquérito que apura a crise no abastecimento. Os 156 mil moradores enfrentam racionamento desde fevereiro e a maior parte da cidade recebe água por um período de dez horas a cada dois dias.

No final do mês, dois protestos contra a falta de água terminaram em vandalismo - num deles houve confronto com a polícia. A prefeitura criou um comitê de gestão da água, requisitou poços particulares e determinou à concessionária a compra de três milhões de litros por dia para reforçar a distribuição, inclusive com carros-pipa.

Em todo o interior, pelo menos 21 cidades já adotaram o racionamento de água em razão da estiagem. Três municípios, Casa Branca, Itaberá e Tambaú, decretaram situação de emergência - Tambaú decretou também calamidade pública. Em Marília, Bauru e São Pedro, chuvas ocasionais levaram à suspensão do racionamento, mas o risco de faltar água persiste.

Bebedouro, que havia interrompido o racionamento, voltou a suspender o fornecimento de água das 10 às 16 horas, por tempo indeterminado. Prevendo a escassez de chuvas, Valinhos, na região de Campinas, prorrogou o rodízio por mais 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaMinistério PúblicoEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário