Brasil

Itamaraty concede passaporte diplomático a filhos de Lula

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ex-ministro Celso Amorim concedeu benefício, contrariando regra do Itamaraty

 Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores: decisão em função do "interesse nacional" (José Cruz/ABr)

Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores: decisão em função do "interesse nacional" (José Cruz/ABr)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 06h44.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu e conseguiu que o Itamaraty concedesse passaporte diplomático a dois de seus filhos, apesar de ambos serem maiores de 21 anos e não precisarem de necessidades especiais. A informação foi divulgada em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o texto, no dia 29 de dezembro de 2010, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu o passaporte diplomático a Luís Cláudio Lula da Silva, 25 anos, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39 anos. 

O entendimento do Itamaraty é de conceder o passaporte diplomático, que dá tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil mantém relação, a dependentes de autoridades com até 21 anos - ou 24, no caso de estudantes. Também podem receber o benefício os dependentes em qualquer idade, dese que sejam portadores de deficiência.

Questionado pela reportagem, o Itamaraty afirmou que os filhos do então presidente Lula já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação. No entanto, de acordo com a Folha de S. Paulo, que obteve documento do Itamaraty, a decisão foi tomada "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país”, sem apresentar justificativa para a concessão.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaGovernoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Justiça nega liminar e mantém decreto de Nunes que proíbe serviço de motos da 99 em SP

Vou até as últimas consequências, diz Nunes sobre proibição do serviço de moto da 99 em SP

Inmet mantém alerta de "perigo potencial" para estados por conta das chuvas; veja previsão do tempo

Infraestrutura: confiança sobre investimentos persiste, mas cenário econômico acende sinal amarelo