Brasil

ITA terá centro para aproximar alunos do setor privado

"Queremos que o engenheiro, ao longo da formação, se depare com desafios da vida real", explicou nesta quarta-feira o reitor do ITA, Carlos Pacheco


	Jovens: o ITA apresentou nesta quarta-feira o Projeto AeroBrasil 2013, evento que será realizado no dia 27 de junho com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas e tendências para o setor aeroportuário brasileiro.
 (Getty Images)

Jovens: o ITA apresentou nesta quarta-feira o Projeto AeroBrasil 2013, evento que será realizado no dia 27 de junho com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas e tendências para o setor aeroportuário brasileiro. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai criar no ano que vem um centro de inovação com o objetivo de aproximar, já durante a graduação, os alunos da instituição com o setor privado. "O melhor produto da escola é o engenheiro que ela forma. Queremos que o engenheiro, ao longo da formação, se depare com desafios da vida real, desafios tecnológicos e científicos de meio e longo prazo que as empresas têm", explicou nesta quarta-feira o reitor do ITA, Carlos Pacheco.

Ele disse que a intenção é que o centro ajude a formar um profissional melhor. "Por um lado, a ideia é estimular os alunos a encontrar soluções para problemas reais e, de outro, dar às empresas acesso a esses alunos." Pacheco não disse quando o centro estará totalmente concluído, mas afirmou que, a partir de 2014, já começa a funcionar dentro da infraestrutura que o ITA já possui em São José dos Campos (SP).

O reitor também disse, sem especificar data, que o ITA vai dobrar o número de alunos por turma na graduação - hoje em 120 por ano. O objetivo, segundo ele, é "ampliar o impacto que o ITA pode trazer em benefício do País." As declarações de Pacheco foram dadas durante o lançamento do Projeto AeroBrasil 2013.

AeroBrasil 2013

O ITA apresentou nesta quarta-feira o Projeto AeroBrasil 2013, evento que será realizado no dia 27 de junho com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas e tendências para o setor aeroportuário brasileiro. "A iniciativa é colocar toda a sociedade brasileira, direta ou indiretamente ligada com à área aeroportuária, para discutir esse setor", disse o diretor-geral do projeto, Marcelo Castro.

Ele afirmou que a data do evento foi "estrategicamente" selecionada. "Em agosto haverá o edital de concessão do Galeão (Aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio) e Confins (Aeroporto de Confins, na região metropolitana de BH) e em setembro tem o leilão", lembrou.

Acompanhe tudo sobre:EngenhariaEngenheirosEnsino superiorFaculdades e universidades

Mais de Brasil

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

Mais na Exame