Brasil

Inmet alerta para tempestade de 'grande perigo' no RS e SC nesta quarta-feira; veja previsão

Órgão aponta para queda de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica; chove também em Rio, São Paulo e Minas Gerais, além do Centro-Oeste

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica e estragos em plantações (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica e estragos em plantações (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 08h18.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira, um alerta vermelho de tempestade de 'grande perigo' para a madrugada e a manhã desta quarta, na região entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva, de acordo com o órgão, pode superar os 100mm/dia, além de existir também a possibilidade de granizo.

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. A tempestade deverá afetar o noroeste do Rio Grande do Sul e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Oeste Catarinense.

Deverá chover com menos intensidade em toda a região Sul, incluindo o Paraná. Há risco de rajadas de vento de 100 km/h, granizo e precipitação de até 100mm/dia. Os últimos meses tem sido de chuvas intensas

O Inmet colocou alertas também para o oeste de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. As chuvas nesses estados deverão ser menos intensas, de 50mm/dia, com ventos de até 60 km//h. Goiás, leste de Mato Grosso do Sul e sul de Tocantins também devem ter chuvas em condições semelhantes.

Apesar da chuva que deve cair no Rio de Janeiro nos próximos dias, a previsão é a de que a temperatura continue alta na capital fluminense, com os termômetros marcando entre 20°C e 37°C, de acordo com o Inmet. A máxima segue acima de 30°C até sabádo, quando pode chegar aos 40°C. O tempo chuvoso deve seguir até o fim da semana, com chances de trovoadas na quinta e sexta-feira.

São Paulo tem cenário semelhante, com chuvas em todos os dias. Nesta quarta-feira, a tendência é de alta na temperatura, com os termômetros marcando entre 19°C e 30°C. Entre quinta e sexta-feira, a máxima não deve superar os 27°C. Já no sábado, pode voltar a atingir os 30°C.

Em Porto Alegre (RS), a máxima não deve ultrapassar os 22°C até o sábado, de acordo com os dados do Inmet. Na capital de Santa Catarina, Florianópolis, acontece o mesmo. Em Curitiba, a chuva só deve chegar na tarde desta quarta-feira e segue até o final da semana, com chances de trovoadas. Deve fazer, no entanto, mais calor que nas outras capitais do Sul, com a máxima podendo chegar aos 26°C no sábado.

Como será o mês?

Outubro deverá seguir a tendência de setembro de temperaturas acima da média em boa parte do território nacional, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas, por outro lado, deverão ser acima do esperado no Sul do país e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, ficando abaixo do normal na parte central e Norte do Brasil.

— Praticamente todo país ficará com temperaturas acima da média. Exceto ali no Ro Grande do Sul — aponta a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, que destaca as regiões que mais devem sofrer com o calor — Mato Grosso, sudeste do Pará, Tocantins e Piauí. Vai ser superquente lá. As temperaturas vão ficar altas, e as chuvas abaixo da média.

Rio de Janeiro e São Paulo, assim como Minas Gerais e Espírito Santo também terão calor acima do esperado. Veja abaixo um mapa que mostra a tendência das temperaturas para outubro, com as cores em vermelho e laranja indicando onde deverá ser mais quente:

O mapa abaixo mostra a as regiões do país que deverão ter chuvas abaixo (amarelo e laranja) e acima (azul) da média. Nos locais onde deve chover mais que o esperado, destacam-se os estados do Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Pará

Acompanhe tudo sobre:ChuvasRio Grande do SulSanta Catarina

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso