Brasil

Índios protestam em frente ao Congresso

Cerca de 200 pessoas participam da manifestação contra a PEC que passa para o Legislativo a incumbência de demarcação de terras

Índios fazem protestos na Esplanada dos Ministérios, como parte da semana de Mobilização Nacional Indígena (Valter Campanato/ABr)

Índios fazem protestos na Esplanada dos Ministérios, como parte da semana de Mobilização Nacional Indígena (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 18h26.

Brasília - Um grupo de índios realiza, no fim da tarde desta quarta-feira, 2, um protesto em frente ao Congresso Nacional em Brasília. De acordo com a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal cerca de 200 pessoas participam da manifestação. Segundo o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Uilton Tuxa, liderança de uma aldeia no município baiano de Rodelas, os índios protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 que passa para o Legislativo a incumbência de demarcação de terras indígenas e também contra outros projetos que atentam contra os direitos dos índios.

A manifestação faz parte das atividades da mobilização nacional indígena e ocorre desde o início desta tarde. O grupo chegou a tentar invadir a Câmara dos Deputados por um prédio anexo, mas sem sucesso. No momento da tentativa de invasão, o vidro da porta que dá acesso ao anexo foi quebrado.

PEC 300

Do outro lado do gramado central do Congresso, cerca de 100 manifestantes, segundo a PM do Distrito Federal, realizam um protesto pela aprovação da PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais militares. O grupo é formado por policiais militares do Pará.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosProtestos no BrasilIndígenasCongresso

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins