Brasil

Índígenas promovem novo ato na Esplanada

O Acampamento Terra Indígena entregará um documento às autoridades pedindo a adoção de medidas para defender o direito das etnias

Indígenas: às 17h, os ministros da Justiça, Osmar Serraglio, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, vão se encontrar com uma comissão formada por 12 lideranças indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

Indígenas: às 17h, os ministros da Justiça, Osmar Serraglio, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, vão se encontrar com uma comissão formada por 12 lideranças indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 27 de abril de 2017 às 17h32.

Considerada a maior mobilização dos povos indígenas dos últimos anos, o Acampamento Terra Indígena promove nesta quinta-feira (27) mais um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para entregar um documento às autoridades pedindo a adoção de medidas para defender o direito das etnias.

Endereçado aos Três Poderes da República, o texto faz críticas a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que violam os direitos dessa população.

As lideranças ainda condenam ações do governo federal e o sucateamento de órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com representantes do movimento, mais de 4 mil pessoas participam da edição deste ano, "a maior da história".

Desde o início, a mobilização foi planejada e está sendo mediada por representantes das forças policiais para evitar episódios como o ocorrido na última terça-feira, quando indígenas que prostestavam no gramado em frente ao Congresso Nacional foram contidos por agentes.

A manifestação começou pouco antes das 16h e percorreu um dos sentidos da Esplanada, em direção ao Congresso Nacional.

O objetivo é protocolar o documento nos ministérios da Justiça, Educação, Meio Ambiente e Saúde. Neste último, três lideranças entraram no prédio, acompanhadas de agentes da Polícia Militar, para entregar as reivindicações, classificadas pelos indígenas de "denúncia" à sociedade brasileira e à comunidade internacional.

Às 17h, os ministros da Justiça, Osmar Serraglio, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, vão se encontrar com uma comissão formada por 12 lideranças indígenas.

Acompanhe tudo sobre:Eliseu PadilhaIndígenasOsmar Serraglio

Mais de Brasil

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais