Brasil

Imprensa estrangeira critica atuação policial em protestos

O The Guardian destacou o contraste entre protestos contidos pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo e a festa dentro do Itaquerão


	Protesto: “as manifestações ofuscam a estreia”, diz o El País 
 (Reuters)

Protesto: “as manifestações ofuscam a estreia”, diz o El País  (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 11h46.

Brasília - A ação da polícia em São Paulo nos protestos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil e a atuação da seleção brasileira na partida de estreia contra a Croácia foram os principais destaques da imprensa internacional sobre o primeiro dia do Mundial.

Para o jornal britânico The Guardian, a cerimônia de abertura foi considerada "decepcionante". O jornal destacou o contraste entre protestos contidos pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo e a festa dentro da Arena Corinthians, o Itaquerão, em que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) dizia à imprensa que o principal objetivo do torneio é "promover a paz mundial".

O norte-americano The New York Times traz a manchete "Futebol e discórdia interna, em exposição para o mundo ver". O diário citou a greve de motoristas de ônibus em Natal e os protestos em Belo Horizonte, Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Segundo o The New York Times, na capital paulista, apesar dos protestos terem ocorrido na maioria de forma pacífica, "em certos pontos alguns manifestantes mascarados também atiraram pedras e garrafas na direção da polícia". O jornal citou ainda a hostilização de torcedores à presidenta Dilma Rousseff e à Fifa.

O diário francês Le Monde diz que o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, quinta-feira, 12 de junho foi palco da primeira controvérsia no Mundial e destaca o erro na arbitragem do jajaponês Yuichi Nishijmura que favoreceu a seleção brasileira por um pênalti, que resultou num gol de Neymar.

Além de uma matéria com críticas ao desempenho brasileiro no jogo contra a Croácia, o espanhol El País traz também outra manchete. O periódico traz como manchete “A euforia toma conta do Brasil na hora do futebol” e destaca que a eficiência no transporte público em São Paulo surpreendeu até os brasileiros.

Em outro destaque “As manifestações ofuscam a estreia”, o El País aborda os protestos, na capital paulista, contra a Copa. O jornal também citou os xingamentos e as vaias a Dilma.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolProtestosProtestos no BrasilViolência policial

Mais de Brasil

Até quando vai o frio em Belo Horizonte? Veja a previsão do clima desta quinta-feira

Polícia Federal indicia ex-presidente Jair Bolsonaro por caso das joias, diz jornal

Governo do RS inaugura 1ª cidade provisória para acolher vítimas das enchentes

André Mendonça suspende regra do TSE que pune federação se partido deixar de prestar contas

Mais na Exame