Brasil

Homem é detido em protesto contra embargos do mensalão

Os manifestantes se reuniram hoje (18) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o protesto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2013 às 20h18.

Brasília – Uma pessoa foi detida por desacato à autoridade durante protesto contra os embargos infringentes na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

A Polícia Militar não revelou o nome do rapaz. Os manifestantes se reuniram hoje (18) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o protesto.

O grupo tinha cerca de 100 pessoas quando os ministros iniciaram a sessão para análise sobre a validade dos recursos que permitem a reabertura do julgamento de 12 réus condenados na ação penal. Ao longo da tarde, o número caiu para 50 participantes, segundo o sargento Damião Quezado, da assessoria de comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal.

Além do aumento do efetivo de seguranças do STF, a área em volta do prédio foi cercada com grades de proteção, inclusive a Estátua da Justiça. Policiais Militares e do batalhão de trânsito também monitoraram o protesto.

Alguns manifestantes conseguiram romper uma das barreiras montadas, mas não conseguiram acessar o prédio. O grupo levou faixas, cartazes e máscaras para protestar.

Depois que o ministro Celso de Mello votou a favor dos recursos, alguns manifestantes atiraram pedaços de pizza contra o prédio e correram em direção ao Palácio do Planalto, derrubando as grades de proteção.

Houve tumulto com a polícia, que usou spray de pimenta para conter o grupo. Uma pessoa foi detida por desacato à autoridade. Após a confusão, os manifestantes se dirigiram ao acampamento em frente ao Congresso Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosProtestos no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)Mensalão

Mais de Brasil

Gilmar Mendes libera análise de processos trabalhistas sobre 'pejotização' na primeira instância

Jaques Wagner nega irregularidades após operação da PF: 'Meu patrimônio é limpo'

Após conversa com Lula, Jaques Wagner confirma sua permanência na liderança do governo do Senado

Real Time Big Data: Alan Rick tem 39% e Mailza Assis, 26%, no 1º turno no Acre