Redação Exame
Publicado em 13 de maio de 2024 às 08h42.
Última atualização em 13 de maio de 2024 às 09h26.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai se reunir nesta segunda-feira, 13, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, os dois vão discutir o tratamento da dívida do estado.
“Já fui informado que essa reunião seria virtual, para discutir a renegociação da dívida”, afirmou Pimenta. A afirmação foi dada em entrevista sobre as ações em resposta às enchentes que atingiram a população do Rio Grande do Sul na última semana.
A dívida do estado com a União é de mais de R$ 100 bilhões. Mesmo antes das chuvas, o governo gaúcho já tentava uma renegociação de sua dívida. Agora, a suspensão já está garantida, mas o que está em jogo é por quanto tempo.
Em 2017 o estado interrompeu o pagamento da dívida com uma decisão judicial obtida no STF. Em 2021, o Rio Grande do Sul aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Pimenta também afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar novas medidas de apoio ao estado gaúcho.
Tanto Pimenta quanto o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apontaram que parte das medidas devem beneficiar "pessoas físicas".