CRV digital: o que é e como baixar o documento
Saiba se o CRV digital já é obrigatório e onde encontrá-lo
Jornalista freelancer
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 09h00.
Dentre as estratégias de modernização dos documentos utilizados pelo brasileiro, está o CRV digital, que agora pode ser acessado diretamente do celular, de forma rápida e prática, sem a necessidade de carregar um documento físico, com o risco de perdê-lo.
E, se você ainda não sabe ou não tem esse documento, não se preocupe, a EXAME preparou um passo a passo para você ter acesso ao seu CRV digital, além de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é o CRV digital?
O CRV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro de Veículo, que é basicamente o documento que comprova a propriedade de um veículo. O CRV é utilizado principalmente para transferir a propriedade de um veículo, no momento de compra e venda.
Antigamente, o CRV era emitido em uma versão física, inclusive produzida em papel-moeda. Mas, dentre as estratégias de digitalização do Governo Federal, foi lançada a versão digital para facilitar tanto a vida do cidadão, como também dos órgãos de fiscalização.
Como funciona o CRV digital?
O CRV digital funciona da mesma forma que a versão física, mas com a vantagem de estar guardado em um aplicativo, a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Ou seja, ele tem a mesma validade que a versão impressa, e todas as informações já ficam integradas nos sistemas dos órgãos de trânsito, como o Detran, deixando os seus dados mais seguros.
Como faço para ter o CRV digital?
A regra para ter o CRV digital é a mesma que a impressa: você precisa ter um veículo registrado no RENAVAM. E é neste momento que o CRV digital faz mais sentido, porque se você transferir ou receber a transferência de um veículo, rapidamente essa informação já estará disponível no app da Carteira Digital de Trânsito.
Passo a passo para baixar o CRV digital
Veja o passo a passo para acessar o seu CRV digital pelo celular:
- Entre na loja de aplicativos do seu celular e baixe o app “Carteira Digital de Trânsito”;
- Faça o login e senha utilizando as informações do gov.br;
- Na tela inicial, acesse o menu principal e clique na opção “veículos”;
- Insira as informações solicitadas, como o RENAVAM e o código de segurança impresso no CRLV.
E pronto, depois de todos os dados confirmados, a versão digital do CRV já estará disponível para uso. Esse processo só precisa ser feito pela primeira vez, depois que o documento for adicionado, ele aparecerá automaticamente todas as vezes que você acessar o aplicativo.
Na própria página do CRV, você terá a opção de compartilhar e fazer o download do documento, caso queira.
CRV digital: tire todas as suas dúvidas
Emitir o CRV digital e acessá-lo é super simples. Mas, se ainda ficaram dúvidas sobre o assunto, talvez essas respostas possam te ajudar:
O CRV digital é obrigatório?
Atualmente, o CRV digital é obrigatório para veículos novos ou que passam por algum tipo de transferência de propriedade. Ou seja, para aqueles que ainda possuem a versão física, não é necessário emitir o CRV digital até que ocorra alguma mudança, como a venda do veículo.
CRV x CRLV: qual a diferença?
Muitas pessoas confundem o CRV com o CRLV. Mesmo que a forma de escrever seja parecida, estamos falando de coisas diferentes. Veja o que é cada um deles:
- CRV (Certificado de Registro de Veículo): comprova a propriedade do veículo e é utilizado em situações de venda ou transferência;
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo): o famoso licenciamento, que comprova que o veículo está devidamente licenciado para circular, sendo obrigatório portar esse certificado enquanto dirige.
Vale lembrar que assim como o CRV, o CRLV também tem a sua versão digital, disponível no mesmo aplicativo, Carteira Digital de Trânsito.
Quem não anda com o CRV digital pode levar multa?
O CRV digital não precisa ser apresentado durante blitz ou fiscalizações de trânsito. O documento obrigatório para circular com o veículo é o licenciamento. O CRV só é necessário em processos de venda ou transferência de propriedade, o que significa que, na prática, não há multa por não portar o CRV.
O CRV físico ainda está valendo?
Sim, o CRV físico ainda é válido para veículos que foram registrados antes da implantação da versão digital. O serviço começou em 2021, então, a partir daí, todos os novos veículos ou aqueles que passam por transferências têm o documento emitido apenas de forma digital.