Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Governo Federal / Divulgação )
Jornalista freelancer
Publicado em 20 de setembro de 2024 às 14h12.
Você sabia que já é possível pedir a nova Carteira de Identidade no Mato Grosso? O documento chega como uma evolução do conhecido RG, com a possibilidade de centralizar todas as suas informações em um único documento.
Com o tempo, o RG será descontinuado e a CIN se tornará o documento oficial de identificação de todo o brasileiro. Se você ainda não tem a sua, confira um tutorial de como agendar a emissão da nova Carteira de Identidade no Mato Grosso, além de saber demais informações sobre o assunto.
A Carteira de Identidade Nacional, conhecida como CIN, é um documento de identificação civil que vem sendo implementado no Brasil e tem o objetivo de reunir todos os dados do cidadão em um só lugar.
O documento, além de substituir gradualmente o RG, possui atualizações em relação a segurança, São vários elementos gráficos que dificultam a falsificação e demais fraudes.
Para quem vai tirar a CIN no Mato Grosso, é preciso ir presencialmente até alguma unidade do Ganha Tempo, com horário marcado. Veja o passo a passo para agendar a sua identidade:
Depois disso, é só comparecer à unidade agendada portando os documentos necessários e finalizar a solicitação para receber a sua CIN. Os postos de atendimento no Mato Grosso geralmente possuem uma boa disponibilidade de horários, tanto pela manhã, quanto no período da tarde.
Além das informações preenchidas no agendamento, para tirar a CIN no Mato Grosso é preciso apresentar o número de CPF e certidão de casamento ou nascimento em bom estado. Caso o cidadão seja menor de 16 anos, é solicitado o comparecimento dos responsáveis com os respectivos documentos de identificação.
Documentos Opcionais: * Tipagem Sanguínea ou Fator RH (comprovada por exame laboratorial); * Ser doador de órgão; * Condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida; * Símbolos de acessibilidade; * CNH; * Título de Eleitor; * Carteira Funcional; * Certificado Militar; * PIS/PASEP; * NIS; * NIT; * Nome Social (preencher o formulário disponível no Site da Politec); *Carteira do SUS; *CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Ainda não é obrigatório ter a Carteira de Identidade Nacional, visto que o RG e demais documentos seguem válidos no território nacional. Entretanto, a CIN se torna obrigatória a partir de 2032. Desta forma, os brasileiros têm os próximos anos para se adequar a essa nova forma de identificação.
Além de ser um documento de identificação que também tem a versão digital além da impressa, o que muda com a CIN é que ela chega para substituir o RG e o CPF se torna o único número de identificação do brasileiro.
Com a nova Carteira de Identidade, você também poderá adicionar outros documentos, como o Cartão do SUS, Carteira de Trabalho, CNH, Título de eleitor e até o número do PIS.