Brasil

Guedes participará de reunião da CCJ sobre Previdência na terça-feira

A participação do ministro da Economia na CCJ é considerada atípica e resultado da desarticulação do governo

Paulo Guedes: deputados do Centrão ameaçam não comparecer a encontro com o ministro na terça-feira (26) (Sergio Lima/AFP)

Paulo Guedes: deputados do Centrão ameaçam não comparecer a encontro com o ministro na terça-feira (26) (Sergio Lima/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de março de 2019 às 15h28.

Brasília — Na semana que vem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados receberá o ministro da Economia, Paulo Guedes, para uma explanação sobre as propostas de reforma da Previdência geral e a dos militares. A reunião será a partir das 14h.

A participação de Guedes na CCJ é considerada atípica e resultado da desarticulação do governo, uma vez que a comissão não analisa o mérito da proposta, apenas sua admissibilidade. A audiência com o ministro costuma ocorrer na comissão especial, mas a oposição vem apresentando uma série de requerimentos para a convocação do ministro.

Neste caso, governistas entraram em campo para convencer a oposição a transformar o requerimento de convocação em um convite, o que é considerado mais brando, já que o primeiro tipo é obrigatório.

A reunião com Guedes, no entanto, corre o risco de ser esvaziada. Como o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, mostrou na quinta-feira, o envio de uma proposta de reforma da Previdência para os militares com compensações bilionárias para a carreira foi o estopim para os deputados do chamado Centrão deflagrarem uma ofensiva contra a articulação do governo, que já vinha despertando a insatisfação dos parlamentares. Eles ameaçam não comparecer ao encontro na CCJ e decidiram rejeitar a relatoria da reforma da Previdência geral na comissão.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosReforma da PrevidênciaPaulo Guedes

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias