Brasil

Governo vai anunciar medidas para fomentar turismo brasileiro

Segundo o ministro Marx Beltrão, o fluxo turístico atual é de 60 milhões de brasileiros e há capacidade para que mais 40 milhões entrem no mercado

Marx Beltrão: o ministro adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo - conectividade aérea, promoção do turismo e política de facilitação de vistos (Divulgação / Câmara dos Deputados)

Marx Beltrão: o ministro adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo - conectividade aérea, promoção do turismo e política de facilitação de vistos (Divulgação / Câmara dos Deputados)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de abril de 2017 às 17h46.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, disse hoje (5), após participar de mesa redonda no World Travel Market Latin America (WTM Latin America 2017), na capital paulista, que o governo vai anunciar medidas para incrementar o turismo no país na próxima terça-feira.

Ele adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo: conectividade aérea, promoção do turismo e política de facilitação de vistos.

Segundo ele, o fluxo turístico atual é de 60 milhões de brasileiros e há capacidade para que mais 40 milhões entrem no mercado.

"O governo brasileiro tem investido na concessão de aeroportos. Já foram quatro este ano e outros serão feitos no segundo semestre. Vários regionais estão no orçamento da União para serem iniciados este ano. Com o fortalecimento da aviação civil e da infraestrutura de aeroportos nacionais, nós poderemos ter vários outros brasileiros viajando pelo país fortalecendo o turismo doméstico", disse.

Beltrão informou ainda que o governo está trabalhando para trazer cada vez mais turistas estrangeiros para o país, mas não detalhou as medidas.

"No ano passado tivemos aumento de 5% de turistas internacionais vindo para cá. Se compararmos com Londres, que foi a última Olimpíada antes do Rio de Janeiro, o aumento foi de 1%. Esperamos que este ano aumente mais."

Questionado sobre a violência no Rio de Janeiro e a chance de que isso prejudique o turismo brasileiro, ele ressaltou que essa situação é uma exceção no país e não uma regra.

"Essa é uma questão pontual, não é o que acontece todos os dias no país. É errado dizer isso. Em outros países do mundo que têm o turismo muito forte há [atos de] terrorismo acontecendo praticamente todo mês e eu não vejo a imprensa dizer que isso é uma coisa ruim para esses países", afirmou.

Beltrão disse ainda que o brasileiro deve olhar para o país de forma mais positiva procurando cada vez mais promover o que o Brasil tem de bom.

"Nosso país tem muito o que mostrar, muitas belezas naturais, muitos destinos. Essa é que é a regra. Mostrar o que tem de bom".

De acordo com o ministro, para mostrar os pontos positivos do turismo brasileiro, o governo está fazendo promoções por meio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e desenvolvendo um aplicativo para telefones móveis, que deve ser lançado em breve para divulgação no exterior.

"O aplicativo será lançado para ser divulgado em outros países, mostrando todo o nosso potencial turístico e mostrando que nosso país está preparado para receber cada vez mais turistas à altura de qualquer país do mundo", disse.

Acompanhe tudo sobre:Governo TemerOlimpíadasTurismo

Mais de Brasil

Quero ser responsável pela vitória dele, diz Lula no lançamento da candidatura de Boulos em SP

Com esquerda em peso e até bolsonarista, PSD oficializa candidatura de Paes sem definir vice

Vamos colocar a periferia em primeiro lugar, diz Boulos ao oficializar candidatura ao lado de Lula

Fuad e Kassab apostam em discurso moderado e feitos da gestão para reeleição em prefeitura BH

Mais na Exame