Brasil

Governo reconhece situação de emergência em 15 cidades

A decisão está em portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicada no Diário Oficial da União de hoje


	Itajaí: localidade, a 220 quilômetros de Florianópolis, foi atingida por fortes enxurradas
 (Foto Leitor/Virgínia Cardoso /Abr)

Itajaí: localidade, a 220 quilômetros de Florianópolis, foi atingida por fortes enxurradas (Foto Leitor/Virgínia Cardoso /Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 18h06.

Brasília - O governo federal reconheceu nesta sexta-feira situação de emergência em 15 municípios do país afetados por problemas causados por chuvas intensas, granizo, inundações ou estiagem.

A decisão está em portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Estão na lista os municípios da Bahia, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina (Chorrochó, Iaçu, Indaiabira e Matina, atingidos pela seca; Inimutaba, por granizo; Prainha e Terra Santa, por inundações; Agronômica, Arabutã, Coronel Freitas, Ipumirim, Nova Itaberaba, Paial, Palmitos e Xavantina, por chuvas intensas e enxurradas).

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Em outra portaria, o governo reconheceu hoje estado de calamidade pública no município de Presidente Getúlio, na região do no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A localidade, a 220 quilômetros de Florianópolis, foi atingida por fortes enxurradas.

Calamidade pública representa uma situação anormal, decretada em razão de desastre, que em razão da magnitude dos danos requer auxílio direto e imediato do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisGovernoSecas

Mais de Brasil

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado