Brasil

Governo reconhece filhos de Herzog como anistiados políticos

Com a publicação do ato, Ivo e André Herzog passam a ter acesso aos direitos previstos na legislação

Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 19h23.

O governo federal deve publicar na próxima segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o ato que reconhece Ivo Herzog e André Herzog, filhos do jornalista Vladimir Herzog, como anistiados políticos, segundo integrantes do Executivo.

A iniciativa é conduzida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, comandado pela ministra Macaé Evaristo, e consolida o entendimento de que os efeitos da perseguição política sofrida por Herzog durante a ditadura militar também se estenderam aos seus herdeiros.

O reconhecimento ocorre após o Estado brasileiro ter concedido, em 2024, a anistia política post mortem a Vladimir Herzog, morto em 1975 nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo — caso que se tornou um dos principais símbolos das violações de direitos humanos cometidas pelo regime militar.

Com a publicação do ato, Ivo e André Herzog passam a ter acesso aos direitos previstos na legislação que trata da anistia política e das reparações a vítimas de perseguição por motivação exclusivamente política.

Acompanhe tudo sobre:GovernoBrasil

Mais de Brasil

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí

Bolsonaro teve tontura durante caminhada e está bem, diz Michelle