Brasil

Governo recomenda que turista evite visitar Planalto dia 15

Preocupados com manifestação pró-impeachment, funcionários do Planalto recomendam que turistas façam visita ao edifício em outra oportunidade


	Palácio do Planalto: visita guiada ao Planalto ocorre apenas aos domingos, das 9h30 às 14h
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Palácio do Planalto: visita guiada ao Planalto ocorre apenas aos domingos, das 9h30 às 14h (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2015 às 22h48.

Brasília - Preocupados com os desdobramentos de uma manifestação pró-impeachment marcada para este domingo em Brasília, em plena Esplanada dos Ministérios, funcionários da Coordenação de Relações Públicas (Corep) do Palácio do Planalto têm recomendado que turistas deixem para fazer em uma outra oportunidade a visita guiada ao edifício.

A visita guiada ao Planalto ocorre apenas aos domingos, das 9h30 às 14h. Neste final de semana, coincidirá com a realização de um protesto pró-impeachment nas ruas de Brasília, marcado para as 9h30, em frente ao Congresso Nacional, a poucos metros de distância.

Durante a visita, que ocorre sob a supervisão de um relações públicas do governo, os turistas conhecem os salões do palácio e caminham até pelo restrito terceiro andar, onde despacha a presidente Dilma Rousseff. É possível chegar a poucos metros do gabinete de Dilma e tirar fotos da sua sala, do lado de fora. O tour dura, em média, trinta minutos.

"Não sabemos como vai estar a situação no domingo, estamos todos em suspense. Se tiver manifestação, acaba a visita", disse um funcionário da Corep ao Broadcast Político. A reportagem se identificou como um turista que queria fazer o passeio com uma amiga neste final de semana.

"É melhor deixar para fazer a visita em outra semana, aí a sua convidada vem ver direito, com tranquilidade", recomendou o funcionário. Além dos receios com a movimentação de um grande contingente de manifestantes pela Esplanada dos Ministérios, funcionários estão preocupados que eventuais interdições no trânsito dificultem o acesso dos turistas ao Planalto.

As visitas guiadas ao Palácio do Planalto reúnem entre 250 a 600 pessoas. Ao final do passeio, o público recebe um kit com três cartões do edifício e um folder informativo. "São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada, que são acompanhados por um relações públicas, que explica a estrutura arquitetônica do Planalto, seu conteúdo histórico e as obras de arte que compõe a ambientação do Palácio", descreve a página oficial da Presidência da República.

A visita guiada ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff, ocorre apenas às quartas-feiras, das 15h às 17h.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffImpeachmentPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula, 'BolsoNunes' e 'paz e amor': convenção dá tom de como será a campanha de Boulos em SP

Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumentam 15% em 2023, aponta relatório

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Mais na Exame