Brasil

Governo prevê leilão de aeroporto em dezembro

O modelo detalhado será submetido a consulta pública dentro de dois meses

Ganhará o leilão quem oferecer o maior preço para operar e manter os três primeiros aeroportos a serem privatizados no governo Dilma (José Patrício/Agência Estado)

Ganhará o leilão quem oferecer o maior preço para operar e manter os três primeiros aeroportos a serem privatizados no governo Dilma (José Patrício/Agência Estado)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 08h56.

São Paulo - Sem ter definido questões importantes sobre o modelo de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, o governo esperar entregar a operação aos concessionários privados já em fevereiro. O cronograma acertado prevê que os leilões sejam realizados em dezembro. O modelo detalhado será submetido a consulta pública dentro de dois meses.

A tendência da modelagem em estudo é que ganhe o leilão quem oferecer o maior preço para operar e manter os três primeiros aeroportos a serem privatizados no governo Dilma. A segunda opção seria quem oferecesse a melhor tarifa para a operação, mas, como não existe uma tarifa única cobrada, a realização do leilão seguindo esse critério acabaria sendo um problema.

A Secretaria de Aviação Civil estuda o novo rateio das tarifas aeroportuárias cobradas nesses três aeroportos. Hoje, dois terços da receita obtida com a cobrança ficam com a Infraero, estatal que administra os aeroportos. A Infraero ficará com até 49% de participação nas empresas que serão criadas para administrar os três aeroportos.

A arrecadação total no ano passado com tarifas de embarque, pouso e permanência de aviões ultrapassou R$ 3 bilhões, incluindo os ganhos com o uso de espaços comerciais nos aeroportos.

Parte da arrecadação continuará nas mãos da Infraero, para garantir a operação de aeroportos menores, que ficarão sob administração estatal. As tarifas vão garantir, ainda que parcialmente, os investimentos nesses empreendimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Aeroportoscidades-brasileirasLeilõesMetrópoles globaisPrivatizaçãosao-pauloSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP