Brasil

Governo pode adiar relançamento do Minha Casa, Minha Vida

O adiamento deve ser motivado pela condição "precária" das obras encontrada em Feira de Santana

Lula vem afirmando que o governo vai acelerar a entrega atrasada de obras do Minha Casa Minha Vida, ainda contratadas na gestão de Dilma Rousseff (PT) (Ricardo Stuckert/Presidência da República/Divulgação)

Lula vem afirmando que o governo vai acelerar a entrega atrasada de obras do Minha Casa Minha Vida, ainda contratadas na gestão de Dilma Rousseff (PT) (Ricardo Stuckert/Presidência da República/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de janeiro de 2023 às 14h30.

Após visita do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a obras de imóveis do Minha Casa Minha Vida em construção na Bahia, o relançamento do programa pelo governo federal pode ser adiado, apurou o Broadcast.

A estratégia inicial do governo era relançar o programa em Feira de Santana, em agenda na próxima sexta-feira, 20, na primeira viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Nordeste após a posse, juntamente com a entrega simultânea de unidades habitacionais em outros municípios brasileiros. O adiamento deve ser motivado pela condição "precária" das obras encontrada em Feira de Santana.

Lula vem afirmando que o governo vai acelerar a entrega atrasada de obras do Minha Casa Minha Vida, ainda contratadas na gestão de Dilma Rousseff (PT). Segundo fontes, o relançamento em uma semana "muito possivelmente" não ocorrerá, mas Costa ainda deve conversar com o presidente sobre a questão.

A visão do chefe da Casa Civil é que não poderá ser realizada entrega de unidades habitacionais em Feira de Santana. As possibilidades discutidas são relançar o programa sem entrega de obras ou com entregas em outro município.

Antes da viagem presidencial, Costa vistoriou as obras de conjuntos habitacionais do programa em Feira de Santana e também no município de Santo Amaro na manhã deste sábado juntamente com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

A assessoria de imprensa da Casa Civil informou, em nota, após a vistoria, que em Feira de Santana há 240 unidades habitacionais prontas no Conjunto Residencial Campo Belo - Habitar do Sertão, que foram contratados no governo Dilma.

A pasta afirma que o conjunto de Feira de Santana não foi entregue pelo governo federal, ficando fechado e sem manutenção, havendo necessidade de reformas que devem levar mais de 30 dias.

"Temos obras que estão prontas para serem entregues, e outras como a de Santo Amaro, onde os prédios estão prontos, mas falta o acesso. Eu vim ver de perto as instalações, e esse conjunto aqui em Feira de Santana não tem condições de ser entregue em uma semana, que era nossa expectativa. Será preciso repor o material furtado, já que a vigilância foi retirada. Vou combinar com a Caixa Econômica e com o governador Jerônimo Rodrigues para que possamos entregar essas habitações o mais breve possível", disse Costa na nota.

De acordo com estimativa da Casa Civil, há 1,4 mil obras do Minha Casa Minha Vida prontas para serem entregues à população, de um total de 4 mil obras do programa que estão sendo finalizadas.

Acompanhe tudo sobre:Minha Casa Minha Vida

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame