Brasil

Governo Lula homenageia Papa Francisco em reunião do Brics

Assessor internacional de Lula citou a última mensagem de Páscoa do Pontífice, destacando seu apelo pela paz e contra a fome; Francisco morreu aos 88 anos, em 21 de abril

Papa Francisco: ideias sobre realidade, tempo, unidade e totalidade influenciam lideranças globais. (Yasuyoshi Chiba/AFP)

Papa Francisco: ideias sobre realidade, tempo, unidade e totalidade influenciam lideranças globais. (Yasuyoshi Chiba/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de maio de 2025 às 11h36.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

Durante a reunião dos assessores de Segurança Nacional do Brics, realizada nesta quarta-feira (30) no Palácio Itamaraty, em Brasília, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, prestou uma homenagem ao Papa Francisco, que morreu aos 88 anos no último dia 21.

Em seu discurso, Amorim destacou a última mensagem de Páscoa deixada pelo Pontífice como um símbolo de compromisso com a paz e a justiça social.

— Gostaria de finalizar com uma homenagem ao Papa Francisco que, em sua última mensagem de Páscoa, fez uma defesa da paz — afirmou o diplomata diante das delegações estrangeiras presentes.

Amorim citou diretamente as palavras do Papa para reforçar seu apelo em prol da paz e da solidariedade internacional. — Apelo a todos os que no mundo tenham responsabilidades políticas para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para combater a fome e promover o desenvolvimento. Essas são as armas da paz — completou.

O ex-ministro das Relações Exteriores participou do funeral de Francisco no último sábado (26), em Roma, acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia reuniu líderes religiosos e chefes de Estado do mundo inteiro, além de uma multidão de fiéis comovidos com a morte do líder da Igreja Católica.

Francisco comandou a Igreja por mais de uma década e faleceu vítima de um acidente vascular cerebral seguido de colapso cardiocirculatório, após um longo período de tratamento contra pneumonia.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPapa Francisco

Mais de Brasil

Governo Lula condena ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã

Brasileira desaparecida em vulcão foi deixada para trás por guia, diz imprensa da Indonésia

Rio Grande do Sul tem 126 municípios afetados pelas chuvas, mas número de pessoas desalojadas cai

Maioria da população apoia a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos, diz pesquisa