Brasil

Governo Federal apresenta Projeto Orçamentário de 2026 nesta sexta-feira, 29

Proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) votada em plenário até o fim do ano legislativo

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 06h44.

O governo federal entrega nesta sexta-feira, 29, ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, último da terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será executado em um ano marcado pelas eleições presidenciais. Lula é visto como provável candidato à reeleição.

A proposta chega em meio a pressões de setores do governo por maior espaço para gastos públicos e questionamentos sobre a sustentabilidade das contas públicas. A meta fiscal prevista para 2026 é de superávit de 0,25% do PIB, equivalente a cerca de R$ 34,3 bilhões, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual. Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, as receitas projetadas serão suficientes para cumprir a meta, e programas sociais como o Pé-de-Meia e o Auxílio Gás foram incluídos no limite das regras fiscais.

Desafios Estruturais e Necessidade de Medidas

A equipe econômica, no entanto, enfrenta um desafio estrutural. Em abril, quando enviou ao Congresso o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), técnicos admitiram um déficit de R$ 118 bilhões nas contas, decorrente de receitas ainda não confirmadas. Especialistas alertam que o governo deve adotar medidas para aumentar a arrecadação, mas que ainda assim dependerá de receitas extraordinárias — não recorrentes — para equilibrar o orçamento.

A partir da entrega ao Congresso, a proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, depois, votada em plenário até o fim do ano legislativo. A tramitação deve ocorrer em meio a debates sobre espaço fiscal para investimentos e políticas sociais às vésperas das eleições.

Acompanhe tudo sobre:Orçamento federalGoverno LulaPIB

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas