Brasil

Governo estuda debater com estados sobre multa da repatriação

A AGU afirma que a União não tem obrigação de repartir com os estados os recursos arrecadados com as multas da chamada repatriação

Temer: "O presidente lembra que esse tema está sob consideração do Supremo Tribunal Federal" (REUTERS/Adriano Machado)

Temer: "O presidente lembra que esse tema está sob consideração do Supremo Tribunal Federal" (REUTERS/Adriano Machado)

R

Reuters

Publicado em 17 de novembro de 2016 às 19h14.

Brasília - O governo do presidente Michel Temer está estudando uma "eventual troca de ideias" com os Estados sobre a divisão dos recursos arrecadados com as multas pagas no âmbito do programa de regularização de recursos não declarados no exterior, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

Ele disse que Temer lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) está tratando deste assunto, após alguns Estados ajuizarem ações exigindo o recebimento de parte dos recursos das multas.

"O presidente lembra que esse tema está sob consideração do Supremo Tribunal Federal e a posição do governo tem sido expressada pela Advocacia-Geral da União. Está em estudo eventual troca de ideias com os Estados", disse Parola ao responder perguntas enviadas previamente por jornalistas.

A AGU afirma que a União não tem obrigação de repartir com os Estados os recursos arrecadados com as multas da chamada repatriação, pois elas teriam, na avaliação do órgão, caráter administrativo, e não tributário.

A ministra Rosa Weber, do STF, determinou em caráter liminar o depósito em juízo do montante equivalente ao que seria destinado aos Estados do que foi arrecadado com as multas da repatriação.

Mais cedo, um assessor presidencial disse à Reuters que o governo está considerando dividir com os Estados o valor arrecadado com a multa no programa de regularização de recursos não declarados no exterior.

Acompanhe tudo sobre:Estados brasileirosGoverno TemerRepatriação de dinheiro

Mais de Brasil

Por que Bolsonaro divulgou carta que formaliza Flávio para 2026

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para visita de cunhados e enteada