Governo cria fórum com ministros e chefes dos poderes para discutir segurança nas escolas
Lula participa de reunião sobre o tema nesta terça
Agência de notícias
Publicado em 18 de abril de 2023 às 10h59.
O governo federal vai instalar um grupo com ministros, governadores e chefes dos outros Poderes da República para discutir medidas de segurança nas escolas. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa , o objetivo é criar uma espécie de "Conselho da República" para definir diretrizes sobre o tema.
– O objetivo da reunião é que a partir daqui consigamos instalar um forum de discussão e deliberação, conselho da república, para elaborar medidas preventivas para salvar vidas e a nossa juventude.
- Visita de Lula é chance para reforçar cooperação em várias frentes, diz porta-voz chinês
- ONU: população da Índia vai superar a da China nos próximos meses
- Tarifa do metrô do Rio de Janeiro fica mais cara a partir desta quarta; veja valor
- Programa de sócio-torcedor do Vitória/BA dispara em 2023
- Novo arcabouço permitirá retomada de investimentos públicos, diz ministro dos Transportes
- Biden e Sunak querem parcerias contra manipulação de mercados por autoritários
Reunião de Lula
Lula chegou acompanhado da presidente do STF, ministra Rosa Weber, do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministtos Camilo Santana (Educação) e Flávio Dino (Justiça) e do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
Lula também convidou para o encontro, marcado para acontecer pela manhã no Palácio do Planalto, ministros de estado, além do Ministério Público, governadores, entidades representativas dos prefeitos e alguns parlamentares.
Essa será a segunda agenda oficial do presidente desde o seu retorno da China e Emirados Árabes Unidos, no último domingo. A primeira foi o encontro do chanceler de Vladimir Putin, Sergei Lavrov.
Na semana passada, o ministro Camilo Santana (Educação) se reuniu com cerca de 70 representantes de secretarias estaduais e municipais de educação para discutir ações para o combate à violência nas escolas. A expectativa é que Lula seja apresentado ao resultado do encontro nesta terça-feira. Entre as demandas apresentadas, secretários solicitaram apoio para contratação direta de psicólogos e equipes de apoio e segurança.
Os gestores também pediram ao ministro auxílio para ampliar o número de agentes para portaria das escolas e promover a capacitação desses profissionais.
Encontro com religiosos
O Palácio do Planalto também articula um encontro de Lula com representantes de diversas religiões para chamar o segmento para colaborar com as soluções para o problema. O governo entende que as religiões têm um papel importante na pauta da segurança escolar, uma vez que podem ajudar as famílias e a dialogar com o ambiente familiar.
O encontro ainda não tem data definida, mas o Palácio do Planalto trabalha com a expectativa de que ele aconteça em breve