Santa Catarina: cidades de Itá, Lacerdópolis e Quilombo estão em estado de emergência por causa de chuvas intensas e enxurradas (Divulgação/Defesa Civil SC)
Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2014 às 14h54.
Brasília - O governo federal reconheceu nesta quinta-feira, 14, situação de emergência em 12 municípios da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com essas decisões foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).
Na Bahia, foi reconhecida situação de emergência nos municípios de Andorinha, Curaçá e Presidente Dutra, por causa da estiagem.
Em Minas Gerais, estão na lista as localidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco, por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval.
Em Santa Catarina, foi reconhecida situação de emergência em Itá, Lacerdópolis e Quilombo, por problemas causados por chuvas intensas e enxurradas.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é caracterizada por uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
Também foi autorizado nesta quinta o empenho e a transferência federal de R$ 366 mil para ações de Defesa Civil no município de Ipanema, em Minas Gerais. O dinheiro deverá ser aplicado na execução de obras de reconstrução de danos causados por chuvas.