Brasil

Governo adia nova regra de registro de contratos de energia

Regra exige que os contratos de energia elétrica de curto prazo passem a ser registrados semanalmente e antes do efetivo consumo na CCEE


	Torre de energia elétrica: CCEE indicou ao Ministério de Minas e Energia dificuldades para manter o prazo previsto para implantação da regra
 (Carla Gottgens/Bloomberg)

Torre de energia elétrica: CCEE indicou ao Ministério de Minas e Energia dificuldades para manter o prazo previsto para implantação da regra (Carla Gottgens/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 08h24.

São Paulo - O governo adiou para 1 de junho de 2014 a implementação da nova regra que exige que os contratos de energia elétrica de curto prazo passem a ser registrados semanalmente e antes do efetivo consumo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), conforme portaria no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

A regra, que consta da Portaria 455 de 2012 e que passaria a vigorar a partir de fevereiro, já tinha o adiamento esperado, depois que a CCEE indicou ao Ministério de Minas e Energia dificuldades para manter o prazo previsto para implantação da regra.

A nova regra enfrenta oposição de diversos agentes do setor elétrico, principalmente dos comercializadores de energia, que argumentam que ao ter que registrar os contratos de energia antes do efetivo consumo terão que comprar mais de energia do que o necessário para evitar que sejam penalizados caso fiquem descontratados. Além disso, eles argumentam que milhares de contratos de energia já em vigor teriam que ser revistos para adequação à regra.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaGoverno

Mais de Brasil

Paulo Serra desiste de disputar o governo de São Paulo e anuncia pré-candidatura à Câmara

Quem são os pré-candidatos ao Senado em cada estado? Confira

Inverno 2026 começa hoje; saiba o que esperar da estação mais fria do ano

Especialista que já achou falhas no Google explica falso alarme da Defesa Civil