Brasil

Geração de energia a partir do SIN encolhe 2,6% em junho

A geração de energia das térmicas teve aumento expressivo de 14,7% por serem alternativa à preservação dos reservatórios de água


	Cabos próximos à Itaipu: hidrelétricas responderam por 65,7% da energia gerada em junho
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Cabos próximos à Itaipu: hidrelétricas responderam por 65,7% da energia gerada em junho (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 12h02.

São Paulo - A geração de energia a partir das usinas interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) totalizou 59.410 MW médios em junho, retração de 2,6% em relação aos números de maio deste ano, mas alta de 0,3% na comparação com junho de 2013.

As usinas hidrelétricas responderam por 65,7% da energia gerada em junho deste ano, em um total de 39.032 MW médios, uma redução de 3,7% em relação a maio.

Na comparação com junho do ano passado, houve retração de 6,3%, de acordo com o Boletim de Operação das Usinas divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A geração das térmicas, por outro lado, apresenta elevação expressiva na comparação anualizada, consequência do maior acionamento de térmicas como alternativa à preservação dos reservatórios de água.

A geração das térmicas totalizou 16.686 MW médios, uma expansão de 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com maio deste ano, entretanto, o indicador teve queda de 3,6%.

A capacidade instalada das usinas interligadas ao sistema nacional somou 127.294 MW, expansão de 0,21% (268 MW) em relação a maio de 2014 e de 2,7% (3.320 MW) na comparação com dezembro de 2013.

Durante o mês, houve acréscimo líquido de sete usinas ao SIN, resultado da inclusão de oito usinas e a exclusão de uma.

Segundo a CCEE, foram incluídas três térmicas a biomassa, três eólicas e duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no sistema. A usina descadastrada do sistema foi uma PCH.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiços

Mais de Brasil

Eder Mauro tem 30,7%; Normando, 19,6%; e Edmilson Rodrigues, 14%, em Belém, aponta pesquisa Futura

Lewandowski diz que governo só apresentará PEC da Segurança Pública após Lula consultar governadores

TCU entende que Lula pode ficar com relógio de luxo recebido antes de mudança na regra de presentes

PGR aciona STF e pede suspensão das emendas Pix

Mais na Exame