Brasil

Frente fria gerada por ciclone extratropical chega ao Centro-Oeste; veja previsão

Inmet registra alerta de "Perigo" de tempestades para SP e MG; Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país serão atingido pelas chuvas

O avanço da frente fria gerada pelo ciclone extratropical, formado próximo ao Rio Grande do Sul na terça (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

O avanço da frente fria gerada pelo ciclone extratropical, formado próximo ao Rio Grande do Sul na terça (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 07h32.

A quinta-feira será um dia incômodo para as pessoas adeptas ao calor em grande parte do Brasil. Com o avanço da frente fria provocada pelo ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul, as regiões Sul e Sudeste serão atingidas pela queda de temperaturas e pancadas de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Centro-Norte do país também é marcado por alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial” de tempestades e chuvas intensas.

Depois de um início de semana com tempo ensolarado, os moradores de Minas Gerais e do Espírito Santo não conseguirão mais escapar das chuvas. O avanço da frente fria gerada pelo ciclone extratropical, formado próximo ao Rio Grande do Sul na terça, vai resultar na queda de temperatura nos estados. De acordo com o Inmet, pancadas de chuva e trovoadas isoladas vão começar pela manhã e durar o dia todo.

zona de "Perigo"

Partes de Minas Gerais e São Paulo estão na zona de “Perigo” de tempestades determinada pelos meteorologistas do Inmet, com risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h na parte da manhã. No Rio de Janeiro, as temperaturas ficarão em torno de 20°C e o nível de umidade pode atingir 100%.

O tempo do Centro-Oeste também será influenciado pelo ciclone gaúcho. O Inmet emitiu um alerta de “Perigo” de tempestades para o Mato Grosso do Sul, com rajadas de vento intensas e risco de corte de energia durante a manhã. Para Mato Grosso e Goiás, o Inmet prevê um “Perigo Potencial”, com baixo risco de corte de energia elétrica e alagamentos.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, o tempo instável no centro do país na quinta se deve à formação de um canal de umidade.

— No Centro-Oeste, começa a se formar uma zona de convergência de umidade, que chamamos de ZCOU. Ela está associada a essa frente fria gerada pelo ciclone extratropical, que se formou no oceano, e vai influenciar o tempo da região, explica.

Na Região Norte, o tempo segue quente e úmido, o que provoca precipitações em formas de pancadas durante o dia. Foi emitido um alerta de “Perigo Potencial” de chuvas intensas para Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins, com chuva de até 50 mm/dia e rajadas de vento.

No Nordeste do Brasil, o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que inibe a formação de nuvens de chuva, segue em atuação. Por isso, em grande parte da região, prevalece um tempo bom, com poucas nuvens e com possibilidade de chuvas apenas no Maranhão e no oeste do Piauí e da Bahia

Acompanhe tudo sobre:ClimaChuvas

Mais de Brasil

Lula, 'BolsoNunes' e 'paz e amor': convenção dá tom de como será a campanha de Boulos em SP

Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumentam 15% em 2023, aponta relatório

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Mais na Exame