Brasil

França ataca acordo com Mercosul e ironiza Brasil

Ministro da Agricultura francês, Bruno Le Maire, prometeu aos produtores de seu país que vai lutar contra o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul

O ministro da Agricultura, Bruno Le Maire: `a Europa não é o lixão de produtos agrícolas da América do Sul´ (Wikimedia Commons)

O ministro da Agricultura, Bruno Le Maire: `a Europa não é o lixão de produtos agrícolas da América do Sul´ (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Paris - Duas semanas depois de o ministro da Indústria da França, Christian Estrosi, defender o protecionismo econômico, agora o ministro da Agricultura, Bruno Le Maire, vai mais longe: ele garantiu aos produtores rurais que a França vai lutar contra o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, cujas negociações estão em andamento nesta semana. A justificativa: "A Europa não é o lixão de produtos agrícolas da América do Sul".

As declarações foram feitas em Rennes, onde se realizava um salão de agricultura. Le Maire foi recebido por militantes de sindicatos agrícolas, que protestavam contra a queda da renda dos produtores rurais. Enquanto os sindicalistas entravam em confronto com a polícia, o ministro discursou para líderes rurais.

Na saída do encontro, Le Maire falou à imprensa. Defendeu uma "Europa firme" nas negociações entre a União Europeia e o Mercosul visando a um acordo de livre comércio, garantindo que pelo menos 15 países do bloco evitarão assiná-lo. "O agricultor não é moeda de troca. Não iremos adiante nas negociações com a Organização Mundial do Comércio (OMC), nem nas negociações com o Mercosul."

A seguir, Le Maire deixou claro que a resistência da França tinha endereço: "A Europa não é o vertedouro dos produtos agrícolas da América do Sul". Em referência indireta, o ministro do governo de Nicolas Sarkozy ainda ironizou o Brasil, país para o qual o Palácio do Eliseu tenta vender 35 aviões de caça fabricados na França, em decisão que segue na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não podemos trocar carne bovina por Rafales." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaEuropaFrançaMercosulPaíses ricos

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp