Flávio Bolsonaro diz que pai, quando presidente, cogitou indicá-lo ao STF
Senador afirmou que foi sondado para vaga que terminou com André Mendonça
Agência de notícias
Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 18h08.
Última atualização em 13 de dezembro de 2023 às 18h11.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) revelou nesta quarta-feira que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a sondá-lo com uma indicação ao Supremo Tribunal Federal ( STF ), em 2021.
Flávio relatou, no entanto, que disse ao pai que deveria indicar André Mendonça, nomeado a uma cadeira no mesmo ano.
A declaração ocorreu durante a sabatina do ministro da Justiça Flávio Dino para o STF e do subprocurador da República Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Nesta quarta-feira, os parlamentares enfrentam sabatina realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e depois devem passar pelo escrutínio do plenário da Casa.
— Quero, para concluir, trazer a público. O então presidente Bolsonaro, quando da indicação do ministro André Mendonça, falou para mim: “Flávio, o que você acha de você ser o indicado para o Supremo Tribunal Federal?”. Já que se discutia que a indicação fosse de um evangélico. Eu falei: “Presidente, apesar de eu ser advogado, o que eu sou é político, o que eu gosto de fazer é política. Indique o nome do André Mendonça, que é preparado para essa missão e eu vou poder ajudar muito mais o senhor aqui no Senado”.
Flávio acrescentou considerar que "teria até alguma chance" se tivesse ajuda do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP).
— E eu acredito que, com ajuda do presidente Davi, eu teria até alguma chance de passar aqui no Senado Federal.
Em 2019, Bolsonaro chegou a anunciar que pretendia indicar outro de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para o cargo de embaixador nos Estados Unidos. Meses depois, no entanto, diante da resistência, ele desistiu da ideia.