Brasil

FGV: inflação do IGP-M é de 0,83% na 1ª prévia do mês

Resultado mostra aceleração da inflação em dezembro

O Índice de Preços ao Consumidor teve a maior aceleração na prévia (Arquivo)

O Índice de Preços ao Consumidor teve a maior aceleração na prévia (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 07h50.

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) apontou inflação de 0 83% na primeira prévia de dezembro, o que indica uma aceleração ante o aumento de preços de 0,79% em igual período de novembro. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A taxa anunciada hoje ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam uma elevação entre 0,60% e 1,27%. A mediana das expectativas estava em 0,93%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,97% na primeira prévia do mês, ante a alta de 1,02% na primeira prévia de novembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,69% na prévia anunciada hoje, após subir 0,39% na primeira prévia do mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) subiu 0,28% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,22% na primeira prévia de novembro.

O IGP-M é muito usado para reajuste nos preços do aluguel. Até a primeira prévia de dezembro, o índice acumula aumento de 11,48% no ano. Esta é a mesma porcentagem acumulada nos 12 meses encerrados na primeira prévia deste mês.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAmérica LatinaDados de BrasilInflaçãoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Brasil

Por que Bolsonaro divulgou carta que formaliza Flávio para 2026

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para visita de cunhados e enteada