Exame Logo

FGV: confiança da indústria cai 0,6% em agosto

A queda do indicador foi a terceira seguida em termos mensais

INDÚSTRIA: estão em disputa, até agora, três projetos diferentes para a economia do país (Germano Lüders/Site Exame)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado hoje caiu 0,6% em agosto ante julho, passando de 113,6 para 112,9 pontos, considerando o ajuste sazonal.

A queda do indicador foi a terceira seguida em termos mensais. Em junho, o índice ficou em 115,3 e, em julho, em 113,6 pontos. O ápice do indicador foi registrado em março, quando ele atingiu a marca de 116,5 pontos, a segunda mais elevada da série e abaixo apenas dos 116,9 pontos de novembro de 2007.

Veja também

De acordo com a FGV, o número apurado pelo ICI em agosto deste ano é elevado em termos históricos, mas é o menor desde novembro de 2009. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria recuou em agosto para 84,9%, após atingir 85,1% em julho.

O resultado de agosto é semelhante ao apurado em maio deste ano. No trimestre de junho a agosto de 2010, o Nuci registrou a média de 85,2% e ficou acima da taxa apurada entre janeiro e março deste ano, de 84,0%.

No primeiro trimestre, a produção industrial estava em rápida expansão por conta do forte consumo, o que levou o Produto Interno Bruto (PIB) a avançar 2,7% em relação ao trimestre anterior.

No entanto, o Nuci apontado entre junho e agosto deste ano ficou abaixo da média dos 12 meses anteriores à deflagração da crise financeira internacional, pois atingiu 85,8% naquele período.

Leia mais notícias relacionadas à indústria

Siga as notícias do site EXAME sobreEconomia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame