Brasil

Fenabrave: concessionárias têm estoques de 40 dias

Segundo o presidente da entidade, ideal era que estoques fossem de 30 dias; previsão é de queda de 30% nas vendas em janeiro em comparação com dezembro

Sergio Reze, presidente da Fenebrave, considerou a situação normal (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

Sergio Reze, presidente da Fenebrave, considerou a situação normal (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2011 às 13h52.

As concessionárias brasileiras estão com estoques equivalentes a cerca de 40 dias de vendas, segundo afirmou hoje Sergio Reze, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O ideal, de acordo com ele, é um estoque para 30 dias. Apesar disso, Reze considerou a situação normal.

O maior problema, na sua opinião, são os veículos que as concessionárias mantêm em estoque, mas oficialmente já foram vendidos, porque foram emplacados pelas próprias concessionárias. Segundo Reze, a prática, batizada de "rapel", é usada pelas maiores montadoras do País numa tentativa de ampliar sua participação de mercado.

"Mas como todas fazem isso, no final o ranking praticamente não se altera", disse. A Fiat encerrou 2010 na liderança, com 21,98% de mercado, seguida pela Volkswagen (20,38%), General Motors (19,67%) e Ford (10%).

Em dezembro, cerca de 45 mil veículos novos foram emplacados pelas concessionárias brasileiras e não foram de fato vendidos, somando-se ao estoque oficial, que hoje está em torno de 40 dias. A previsão, segundo Reze, é de uma queda de cerca de 30% nas vendas em janeiro em comparação a dezembro.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralCarrosAutoindústriaVeículosIndústriaEstoques

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos