Brasil

Falta pouco: verão começa neste domingo com sol e calor acima da média

Estação chega com previsão de tempo ensolarado, menos chuva e temperaturas elevadas em grande parte do país

Praia em Maceió, Alagoas: verão terá muitos dias de sol (Ruy Barbosa Pinto/Getty Images)

Praia em Maceió, Alagoas: verão terá muitos dias de sol (Ruy Barbosa Pinto/Getty Images)

Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 09h02.

Faltam poucas horas para a chegada oficial do verão, uma das estações mais esperadas do ano por quem gosta de calor e praia.

A nova estação começa neste domingo (21), às 12h03, e deve trazer dias ensolarados e temperaturas acima da média, especialmente no Rio de Janeiro e em outras regiões do país.

Nas praias cariocas, moradores e turistas vão poder aproveitar um verão com bastante sol. Apesar do calor intenso, a previsão indica que as temperaturas não devem atingir os extremos do ano passado, quando os termômetros chegaram a marcar 44 graus na capital fluminense. Mesmo assim, a combinação tradicional de sol e calor está garantida.

Menos chuva

Segundo o meteorologista Wanderson Luiz, da UFRJ, a chuva deve ficar um pouco abaixo do normal para esta época do ano, com a possibilidade de vários dias consecutivos sem precipitação. Esse cenário deve se repetir em outras regiões do Brasil, influenciado por um sistema de alta pressão no Oceano Atlântico.

De acordo com o especialista, esse sistema deve atuar com mais frequência no verão 2025/2026, inibindo a formação de chuva e elevando ainda mais as temperaturas. A previsão é de registros entre um e dois graus acima da média em quase todo o país.

Em São Paulo, o calor já deu uma prévia neste sábado (20), quando a temperatura máxima chegou a 28 graus. O guarda-chuva ficou de lado e deu lugar ao guarda-sol. Para enfrentar o calor, os paulistanos recorreram a chapéus, bonés, roupas leves e garrafas de água.

Mesmo para quem não pode aproveitar a praia ou precisa trabalhar durante o verão, a estação convida a mudanças na rotina, como acordar mais cedo ou dormir mais tarde, aproveitando os dias mais longos e a energia característica desse período do ano.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula