Brasil

Exército ocupa sede da Sabesp - de mentirinha

Cerca de 100 homens do Exército Brasileiro ocuparam as dependências da Sabesp durante treinamento para manter a ordem

Soldado do Exército na porta das dependências da Sabesp, na zona Oeste de São Paulo (Talita Abrantes/Exame.com)

Soldado do Exército na porta das dependências da Sabesp, na zona Oeste de São Paulo (Talita Abrantes/Exame.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 27 de maio de 2015 às 14h51.

São Paulo – Mais de 100 homens do Exército Brasileiro ocuparam as dependências da Sabesp, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira. A operação faz parte de um treinamento para uma eventual ocupação em caso de crise social.

A simulação, de acordo com a área de Comunicação do Exército, faz parte do conjunto de procedimentos para formar novos soldados. O Adestramento em Operações de Garantia de Lei e da Ordem que acontece na Sabesp começou às 7h da manhã desta quarta e deve seguir até às 19h.

O objetivo do treinamento é capacitar a tropa para proteger instalações de infraestrutura estratégicas, como serviços de água, esgoto, energia e hospitais. De acordo com o órgão, são escolhidas áreas cuja operação não traria muitos transtornos para a população. 

Segundo a área de comunicação do Exército, em anos anteriores, foram realizadas simulações semelhantes em outras dependências da Sabesp.

Para um dos agentes, a experiência também era novidade. Ele, que não quis se identificar, disse que se preparou durante um mês para a operação e que era a primeira vez que participava de uma atividade do tipo.

A maior parte dos homens estava com armas carregadas. No total, 10 oficiais e 107 cabos, soldados ou praças estavam na operação. 

O Comando Militar do Sudeste, que organiza a operação, nega que a atividade tenha relação com a crise da falta de água. O problema, contudo, já foi pauta até de palestra organizada pelo órgão. 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExércitoSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

'Prioridade é acelerar investimentos e universalizar até 2029': Natália Resende analisa nova Sabesp

União Europeia doa 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia

Novo lança candidatura de Carol Sponza à prefeitura do RJ com apelo ao voto feminino

Após cobrança de estudantes por causa e obra inacabada, Lula vai a novo evento em universidade de SP

Mais na Exame