Brasil

Exército anuncia compra de 420 blindados com R$ 1,4 bilhão do PAC

Viaturas deverão ser entregues ao longo dos próximos 10 anos, segundo a Força

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de julho de 2024 às 08h45.

Última atualização em 17 de julho de 2024 às 08h48.

O Exército brasileiro irá comprar 420 viaturas blindadas Guaicurus da fabricante italiana Iveco, segundo anunciado na última quarta-feira. Segundo a Força, a aquisição, que custará cerca de R$ 1,4 bilhão, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

As viaturas deverão ser entregues ao longo dos próximos 10 anos. "Além das plataformas veiculares, o contrato abarca o serviço de integração do sistema de armas automatizado e de comando e controle", destaca o Exército em nota.

As viaturas veem equipadas com um sistema armas controladas remotamente do interior do veículo. Segundo o Exército, o atirador detectar alvos a longas distâncias e em condições de baixa visibilidade.

"Trata-se de mais um importante marco do Programa Estratégico Forças Blindadas (PEE F Bld), do Escritório de Projetos do Exército, e materializa a entrega de novas capacidades militares para a Força Terrestre", afirma o Exército.

De acordo com o Exército, o contrato assinado com a Iveco permitirá "á a construção de infraestrutura local no Brasil para a montagem das viaturas, bem como a fabricação de componentes em território nacional".

Acompanhe tudo sobre:ExércitoPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Brasil

Ramagem presta depoimento à PF nesta quarta sobre a “Abin Paralela”

Lula diz se comprometer com arcabouço fiscal, mas precisa 'estar convencido' sobre cortes de gastos

STF adia pagamento de dívida de Minas Gerais com a União

Baixa umidade causa alerta de 'perigo potencial' em 11 estados, ventanias e chuvas no Nordeste

Mais na Exame